Qual é a nossa Grande Comissão? (XIII)

Cornelius R. Stam

MUTILANDO AS ESCRITURAS

     Isto afecta mais uma questão respeitante a Mar.16:16 que deveria ser respondida. Se Pedro estava a operar em obediência à sua comissão quando ele disse aos seus ouvinte para se “arrependerem e serem baptizados … para a remissão de pecados”, onde é que encontramos isso ordenado? Somente no registo apresentado por Marcos.

     Nós tocamos neste assunto porque há alguns que ensinam que os últimos doze versículos do registo de Marcos do ministério terreno do Senhor não se encontram no texto inspirado. Na realidade isso aparenta ser um artifício e estratagema para eliminar o problema que tais ensinadores têm experimentado a respeito do baptismo na água e dos dons sinais.

     Em que é que então estes irmãos baseiam o seu clamor de que estas palavras não se encontram no original? Baseiam-no no facto de os dois manuscritos mais antigos, o Sinaiticus e o Vaticanus, não as conterem. Contudo, estamos convencidos de que, dificilmente, uma pessoa olhará objectivamente para esta disputa sem concluir que os últimos doze versículos de Marcos estejam incluídos nos manuscritos originais.

     Primeiramente, deverá ser recordado que nós não possuímos nenhum dos manuscritos originais da Bíblia. Em segundo lugar, os manuscritos que nós possuímos contêm Marcos 16:9-20 numa proporção de 300 para 1. Mais de 600 manuscritos contêm-nos. Apenas o Sinaiticus e o Vaticanus, não! Em terceiro lugar, os manuscritos Sinaiticus e Vaticanus apresentam indicações claras de que eles foram omitidos. Em quarto lugar, nós possuímos traduções mais antigas que os mais velhos manuscritos, que os contêm. Em quinto lugar, temos os escritos dos pais que ainda viveram anteriormente àqueles, que contêm citações desta passagem. Em sexto lugar, o Sinaiticus e o Vaticanus têm-se revelado na sua totalidade como dois dos manuscritos mais corruptos que existem.1

     Todavia, a evidência mais concludente de que aqueles doze versículos são parte integrante do original, é a acima mencionada: o testemunho de Pedro. Pedro, em Actos 2:38, fez do baptismo na água um requisito para a salvação, ou para a remissão de pecados. Se ele não foi divinamente mandado a fazer isto devemos concluir que ele saiu arbitrariamente da vontade do seu Mestre. Mas nós sabemos que ele estava “cheio do Espírito Santo”. Assim, concluímos que ele actuou em obediência ao mandamento do Senhor encontrado em Marcos 16:16 e somente ali, no que ao baptismo para a remissão de pecados diz respeito.


1 O leitor aqui poderá consultar Which Bible? e True or False? (Que Bíblia? e Verdadeiro ou Falso?) ambos compilados pelo Dr. David Otis Fuller, e contendo os escritos de alguns dos maiores escolásticos sobre o assunto. Ambos contêm muita evidência da corrupção desses dois manuscritos.
C. R. Stam

Ver anteriores: 

Qual é a nossa Grande Comissão? (XXXV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXXIV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXXIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXXII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXXI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXIX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXVII
I)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXVII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXVI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXIV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (X)
Qual é a nossa Grande Comissão? (IX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (VIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (VII)

Qual é a nossa Grande Comissão? (VI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (V)
Qual é a nossa Grande Comissão? (IV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (III)
Qual é a nossa Grande Comissão? (II)
Qual é a nossa Grande Comissão? (I)

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário