Os Doze Apóstolos e Paulo
1. Os Doze foram escolhidos por Cristo na terra (Luc- 6:13) enquanto que Paulo foi escolhido mais tarde por Cristo no céu (Act. 9:3-6; 26:16).
2. Antes da conversão de Paulo os Doze conheciam Cristo apenas na carne sobre a terra (1 João 1:1). Mesmo na Sua ascensão ao céu “uma nuvem o recebeu, ocultando-O a seus olhos” (Act. 1:9). Porém Paulo só conheceu o Cristo glorificado no céu, nunca O tendo visto na terra (Act. 26:16; 1 Cor. 15:8).
3. Os Doze representavam a sua própria nação. O número doze não tem qualquer relação com o “um só corpo” de Cristo. Como sabemos, Jacob gerou “aos doze patriarcas” (Act. 7:8). Destes nasceram as doze tribos de Israel. Estas doze tribos tinham doze príncipes sobre elas (Num. 1:16). Mesmo quando a nação de Israel foi governada por reis ainda existiam doze príncipes (em algumas versões chamados capitães) – um sobre cada tribo (1 Crón. 27:22). Assim, quando foi proclamar “o Evangelho do Reino” o nosso Senhor escolheu doze príncipes para os doze tronos no reino vindouro (Mat. 19:28).
Por outro lado, Paulo, como um apóstolo único, representa o “um só corpo”, a Igreja de hoje (Rom.12:5; 1 Cor. 12:13; Efé. 4:4). No entanto, ele era ao mesmo tempo nascido Hebreu, e nascido Romano, representando assim os crentes Judeus e Gentios “pela cruz [reconciliados] ambos com Deus em um corpo” (Efé. 2:16).
4. Os Doze foram enviados a proclamar o reino de Cristo como tendo “chegado” (Mat. 10:7) e a oferecer, mais tarde, o seu estabelecimento sobre terra (Act. 3:19-26). Porém Paulo foi enviado a proclamar “o Evangelho da Graça de Deus” (Act. 20:24) enquanto o reino está suspenso.
5. O ministério dos Doze estava baseado nas promessas do concerto (Isa. 60:1-3:; Luc. 1:70-75; Act. 3: 22-26). O Evangelho de Paulo não estava baseado nas promessas do concerto, mas totalmente na graça de Deus por meio de Cristo (Rom. 3:21-28; 5:20,21; Efé. 1:6,7; 2:7; etc.).
Cornelius R. Stam