O teste da Bíblia para hoje

o mistério de deus segundo o apstolo paulo2a efsios 3 16 7 728

 

     Há uma verdade básica única, que, se for claramente compreendida, dará resposta a todas as falsas religiões, a todo o ensino que é contrário ao Cristianismo Bíblico. Referimo-nos primariamente a movimentos ou seitas como Ciência Cristã, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Catolicismo Romano, e Mormonismo.

     Todos estes grupos reclamam-se de “Cristãos”, apesar de em praticamente todas as doutrinas negarem as verdades fundamentais da Bíblia estabelecidas pelos Cristãos ortodoxos.

     Naturalmente cada um destes grupos tem na sua declaração doutrinal alguns elementos de verdade, mas também em cada um encontra-se alguma falácia fatal, alguns erros anti-Cristãos, que não podem ser aceites por aqueles que são crentes bíblicos.

     Em todo o campo da ciência há sempre algum teste que pode distinguir o genuíno do falso. Do mesmo modo, nas Escrituras há sempre um teste que pode ser feito para se distinguir a “verdade” do “erro”.

     O teste pelo qual todos os credos religiosos devem ser medidos está brevemente expresso nas palavras de William R. Newell, que disse: “Podes julgar o ensino de qualquer homem por isto: É Paulino?”

     De que forma a mensagem das epístolas de Paulo se torna padrão ou norma da doutrina Cristã? A resposta a esta questão encontra-se na famosa Bíblia Anotada de Scofield, onde lemos: “Apenas nos escritos de Paulo podemos encontrar a doutrina, posição, andar e destino da Igreja”.

     Se as declarações anteriores são verdadeiras, e nós cremos que são, então concluímos que do mesmo modo que Moisés foi o grande dador da Lei para Israel, Paulo foi o grande revelador da verdade Cristã. Esta conclusão está em sintonia com passagens das Escrituras como Efésios 3 e Gálatas 1 e 2. Portanto, todas as doutrinas devem ser testadas pela mensagem encontrada nas epístolas de Paulo.

     Se uma doutrina, ou credo, ou declaração, não se encontra nas epístolas de Paulo à Igreja, o Corpo de Cristo, então não pode ser dito que seja verdadeiramente Cristã ou Cristão. Pode ser “verdade” e pode ser  “a Palavra inspirada de Deus”, mas não é aplicável à Igreja que é o Corpo de Cristo, nesta era e dispensação.

     Por este teste os clamores do Adventismo do Sétimo Dia soçobram, pois, em parte alguma, Paulo ordena que os Cristãos guardem “o Dia de Sábado para o santificarem”, não obstante ele ordenar aos Cristãos para permanecerem nos outros nove dos Dez Mandamentos. Do mesmo modo os clamores de Roma e das Testemunhas de Jeová e dos Mórmons, revelam-se, não apenas, não-Cristãos, como de muitas formas anti-Cristãos, mesmo.

A falha em se distinguir entre o programa de Deus para Israel e o programa de Deus para a Igreja, que é o Corpo de Cristo, impede que se venha a um completo conhecimento da verdade. A falha em se ver o ministério diferente e especial de Paulo, o Apóstolo dos Gentios (Rom. 11:13; 15:1-10) resulta no fracasso de se compreender adequadamente a maravilhosa mensagem da maravilhosa graça de Deus.

Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus (2 Tim. 3:16) e deve ser bem manejada (ou, dividida) e estudada (2 Tim. 2:15), sendo toda ela para nosso proveito e instrução (Rom. 15:4). Mas é absolutamente verdade que apesar de toda a Bíblia ser PARA nós, nem toda foi escrita A nós, nem toda fala ACERCA  de nós.

- H.G.

Sermões e Estudos

David Gomes
Faróis

Sermão proferido por David Gomes em 15 de setembro de 2019

José Carvalho
Dupla Verdade

Sermão proferido por José Carvalho em 08 de setembro de 2019

Carlos Oliveira
Dividir bem a Bíblia II

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 01 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:19 em 18 de setembro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário