Paulo, o principal dos pecadores

1 Timóteo 1:15 - Bíblia 

 

     “O que Paulo quis dizer quando disse que era o principal dos pecadores?”

      “…Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”

     Quando pensamos em pecadores, geralmente pensamos naqueles que cometem pecados carnais, como violação e homicídio. Mas a Bíblia fala de outro tipo de pecado, o do orgulho religioso e da hipócrita justiça própria. Pensarias que Deus odiaria mais os pecados carnais, mas quando o Senhor esteve aqui, Ele foi gentil e paciente com os pecadores desse tipo. Em contraste, Ele fez denúncias contundentes contra os escribas e fariseus pelo seu orgulho religioso e justiça própria, e pela perseguição ao seu Messias.

     Mas realmente não importa o tipo de pecado que é pior no contexto desta questão, pois antes de ser salvo, Paulo era culpado de ambas as variedades. O homicídio é o pior tipo de pecado carnal, e ele era culpado de assassinar o povo de Deus. Mas ele perseguiu-os com justiça própria religiosa, pois “segundo a justiça que há na lei” ele era “irrepreensível” (Filipenses 3:6). Esta combinação pecaminosa certamente fez dele o principal dos pecadores.

     Além disso, a palavra bíblica “principal” pode significar mais proeminente, como acontece quando se fala do “cantor-mor, ou chefe dos cantores” (Hab. 3:19) e dos “maiorias, ou, principais sacerdotes” (Esdras 10:5). A palavra também pode ter a ideia de liderança. “O principal da ilha” onde Paulo naufragou (Atos 28:7) era provavelmente o líder daquele povo nativo, e “Belzebu, príncipe, ou principal, dos demónios” (Lucas 11:15) era uma referência a Satanás, que certamente é o líder de todos os demónios.

     Assim, ao se autodenominar o principal dos pecadores, Paulo também estava a dizer que ele era o líder mais proeminente da rebelião pecaminosa do mundo contra Deus (Atos 8:3; 9:1). Foi por isso que Deus o salvou, para mostrar nele de forma proeminente a Sua graça (1 Timóteo 1:16), do mesmo modo que Ele julgou Faraó, o líder mais proeminente e poderoso do mundo, para mostrar o Seu poder nele (Êxodo 9:16).

     Talvez seja por isso que Paulo usou o presente para dizer que ele ainda era o principal dos pecadores, mesmo agora que tinha sido salvo. Ele ainda era o exemplo mais proeminente do mundo dos piores tipos de pecadores salvos pela graça.

     Se não estás salvo, a história de Paulo é uma prova bíblica sólida de que não importa quem sejas ou o que fizeste, Deus pode salvar-te. “Cristo morreu pelos nossos pecados… e… ressuscitou” (1 Coríntios 15:3,4). “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Fernando Quental 02NOV25
Estar, ou ser, feliz?

Tema abordado por Fernando Quental em 02 de novembro de 2025

Carlos Oliveira 31OUT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

>
Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário