O batismo na água e o futuro dia do Senhor
O seguinte foi uma resposta que demos a um amigo que perguntou se o batismo seria praticado novamente na futura Grande Tribulação.
Parece que o batismo na água desempenhará um papel nos termos da salvação durante o futuro dia do Senhor. Sabemos, por exemplo, que o Evangelho do Reino será pregado novamente, o que incluiu o batismo na água (Mateus 24:14 cf. Marcos 16:15,16). Quando o batismo foi praticado por João e os doze, foi para manifestar Cristo a Israel (João 1:31). Isso será novamente necessário durante o futuro período da Grande Tribulação após o Arrebatamento. Visto que Israel seria um reino de sacerdotes, era essencial que João Batista batizasse os israelitas crentes para o sacerdócio (Êxodo 19:5,6; 29:1-4; Isaías 61:6). Será necessário que isso continue também durante o tempo de angústia para Jacob. Como sabemos, no passado, o batismo na água simbolizava a purificação dos pecados de Israel. Embora este aspecto do rito da água seja substituído pelo entendimento de que o Israel crente será redimido pelo precioso sangue de Cristo, o batismo na água ainda será observado como uma expressão de fé na morte de Cristo.
É nossa firme convicção de que o batismo na água será novamente praticado quando Deus retomar o programa profético no dia do Senhor. Deus continuará exatamente onde Ele parou a profecia de Joel. O que testemunhamos nos capítulos 2 e 3 de Atos será restabelecido no início da Grande Tribulação.
Por Paul M. Sadler