QUEM É ESSE FILHO DO HOMEM?

holy bible

 

QUEM É ESSE FILHO DO HOMEM?

 

     ”E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.” João 3:14

     Estudemos o registo da serpente de metal.  

     “E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

     “Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel.

     “Pelo que, o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

     “E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o mordido que olhar para ela.

     “E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo.” Números 21:5 a 9.

     Porque é que a serpente era de metal, ou bronze? Porque razão o metal tinha a forma de uma serpente? Como Moisés levantou aquela serpente de bronze, o Filho do homem foi levantado.

     Note as palavras do Senhor Jesus em João 1:51: “E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem.”

     Note também João 12:23 e 31 a 34:

     “E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado.” “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo. E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido, da lei, que o Cristo permanece para sempre; e, como dizes tu que convém que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?”

     Aqui aprendemos como o Filho do Homem foi levantado. Ele foi pregado na cruz do Calvário.

     Note a questão dos Judeus perplexos e desnorteados; "Quem é esse Filho do Homem?"

     Note as palavras do Senhor em Mateus 26:24 e Marcos 10:45:

     “Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.”  

     “Porque o Filho do homem, também, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”

     O Senhor Jesus Cristo tornou-Se Homem com o propósito específico de morrer na cruz pelos pecadores filhos de Adão.

     “Vemos, porém, coroado de glória e de honra, aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Hebreus 2:9

     Durante os anos da Antiga Aliança, muitos sacrifícios foram oferecidos pelos pecados de Israel no altar fora do lugar santo. O altar em que foram oferecidos era feito de cobre, ou latão. Êxodo 27:1 a 4. A pia também era de cobre. “Farás, também, uma pia de cobre”: Êxodo 30:18. O cobre, na Bíblia, parece falar de julgamento, juízo. Jesus Cristo vai voltar para juízo. O Pai deu ai Seu Filho todo o juízo. João 5:22.

     Em Apocalipse 1:15, aprendemos que os pés de Cristo, no julgamento, são semelhantes a latão, ou cobre, reluzente. A serpente de bronze, de alguma forma, falava de Satanás e do juízo. A serpente enganou Eva. 2 Coríntios 11:1 a 3. Tal trouxe o veneno do pecado. Para que pudesse remover o pecado, o Filho do homem foi levantado em juízo. “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo.”

     A única cura para o pecado é o sangue derramado do Filho de Deus.

 

QUEM É ESSE FILHO DO HOMEM

     Uma pergunta muito interessante. Muitos falharam em dar a resposta correta à pergunta.

     Note como Cristo fez a pergunta aos Seus apóstolos: “E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os Seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Mateus 16:13.

     As respostas diferiram. Uns disseram “João Batista”. Outros disseram “Elias”. Outros ainda, disseram “Jeremias”. E ainda outros disseram “um dos profetas”.

     Porém, Simão Pedro deu a resposta correta. “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:16.

     Note porque o Evangelho de João foi escrito - “Estes, porém, foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.” João 20:31.

     Note o testemunho de Cristo em João 14:9— “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? quem Me vê a Mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

     Este título do Senhor Jesus Cristo, “o Filho do homem”, encontra-se mais de 80 vezes em Mateus, Marcos, Lucas e João.

     Depois, após a morte e ressurreição do Senhor Jesus, o primeiro mártir Cristão, Estêvão, disse: “… Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.” Atos 7:56.

     Eis um facto muito interessante: nas mais de 80 vezes que Jesus Cristo é chamado de “O Filho do Homem”, nos quatro Evangelhos, nem uma só vez Ele foi chamado de “Filho do homem” por outra pessoa que não o próprio Senhor Jesus Cristo. Apenas a pergunta: “Quem é esse Filho do Homem?”

     A Divindade do Senhor Jesus é provada pelo título “o Filho do Homem”.

     1 — O Filho do Homem é Senhor do sábado. Marcos 2:28.

     2 — O Filho do Homem tem poder para perdoar pecados. Mateus 9:6.

     3 — No “fim do mundo”, o Filho do Homem enviará os Seus anjos. Mateus 13:41.

     4 — O Filho do Homem virá na Sua glória com os Seus anjos. Mateus 16:27.

     5 — O Filho do Homem dá comida que permanece para a vida eterna. João 6:27.

     Note João 3:13 e 8:28— “Ora, ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do Homem, que está no céu.” “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então conhecereis quem Eu sou, e que nada faço por Mim mesmo; mas falo como o Pai Me ensinou.”

     Nós podemos entender porque é que os confusos e perplexos Judeus perguntaram “quem é esse Filho do Homem?”

     Ao chamarmos ao Senhor Jesus de “Filho do Homem” em vez de “Filho de Deus”, não tornamos a Sua divindade eterna algo menos do que um mistério.

     Todavia lembre-se de que não foram outros que O chamaram de “o Filho do Homem”, antes de Estêvão O ter visto no Seu corpo glorificado no Céu. O próprio Cristo usou o título.

 

O FILHO DO HOMEM - ISRAEL - O CORPO

     Cristo virá como “o Filho do homem” quando Ele voltar para redimir Israel e julgar o mundo. Apocalipse 1:13 e 14:14.

     O Senhor Jesus não é “o Filho do homem” para a Igreja descrita nas mensagens de Paulo como “o Corpo”.

     Cristo aparecerá aos santos da Sua Igreja. Eles aparecerão com Ele na glória.

     Mas esta não é a Sua vinda como “o Filho do homem”. Quando Ele vier como o Filho do Homem:

     1 — Estará na Terra como nos dias de Noé. Lucas 17:26.

     2 — O Filho do homem não achará fé na terra. Lucas 18:8.

     3 — Israel e as nações estarão na Grande Tribulação, com sinais nos céus e angústia das nações na Terra. Mateus 24:13 a 23 — Lucas 21:25 a 31.

     4 — Cristo assentar-Se-á num trono terrestre como Rei e como “o Filho do Homem”. Mateus 25:31.

     Note João 5:26 a 30: “Porque, como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim deu, também, ao Filho, ter a vida em Si mesmo; e deu-Lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.”

     O Senhor Jesus Cristo está agora elevado muito acima, nos lugares celestiais, como Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo - a plenitude d’Aquele que cumpre tudo em todos. Efésios 1:22 e 23.

     O Senhor Jesus Cristo irá aparecer para Sua igreja. Depois que a Sua igreja estiver segura com Ele na glória, o homem do pecado será revelado. Israel estará em perigo, e outras nações com eles. “E o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como no dia em que pelejou no dia da batalha.” Zacarias 14: 3. “E, naquele dia, estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras …” Zacarias 14:4.

     Leiamos com essas declarações Atos 1:10 e 11, onde encontramos o Cristo ressurreto a subir de volta ao Céu do Monte das Oliveiras. Note estas palavras: “Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima, no Céu, há de vir, assim, como para o Céu o vistes ir.”

     Note também Lucas 21:27 e Mateus 25:31— “E então verão vir o Filho do Homem, numa nuvem, com poder e grande glória.” “E quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória.”

     E depois? “E o Senhor será Rei sobre toda a terra: naquele dia, um será o Senhor, e um será o Seu nome.” Zacarias 14:9.

     Contudo lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus: “E como aconteceu nos dias de Noé, assim será, também, nos dias do Filho do homem.” Mas depois de Ele estabelecer o Seu Reino na Terra, tudo será diferente.

 

- Por J. C. O’HAIR 

The Unsearchable Riches of Christ

(As Riquezas  Incompreensíveis de Cristo)

Mensagem Número 9

Sermões e Estudos

José Carvalho
Herança

Tema abordado por José Carvalho em 25 de julho de 2021

Carlos Oliveira
Religiões de substituição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de julho de 2021

Fernando Quental
Paciência

Tema abordado por Fernando Quental em 18 de julho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:1 em 21 de julho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário