A IGREJA NO DESERTO - A IGREJA PROFETIZADA - A IGREJA DO MISTÉRIO
A IGREJA NO DESERTO
A IGREJA PROFETIZADA
A IGREJA DO MISTÉRIO
Nota: os textos bíblicos são da Versão King James.
O sétimo capítulo do livro dos Atos regista a mensagem de Estevão a Israel em Jerusalém. Ao recordar a história de Israel, Estêvão fez referência à “Igreja no deserto".
“ESTE É O QUE ESTEVE NA IGREJA NO DESERTO, COM O ANJO QUE LHE FALOU NO MONTE SINAI, E COM NOSSOS PAIS, O QUAL RECEBEU OS ORÁCULOS DE VIDA PARA NOS DAR” ATOS 7:38.
Depois, em Hebreus 2:12, encontramos o cumprimento da profecia do Salmo 22:22 a respeito da Igreja ou Congregação de Deus. Observe primeiro o Salmos 22:22, e em seguida Hebreus 2:12.
“Declararei o Teu nome aos meus irmãos; louvar-Te-ei no meio da congregação.”
“DIZENDO: ANUNCIAREI O TEU NOME A MEUS IRMÃOS, NO MEIO DA IGREJA CANTAR-TE-EI LOUVORES.”
Agora, a título de comparação, leia Colossenses 1:24 a 26 e Efésios 3: 4 a 6.
“REGOZIJO-ME, AGORA, NO MEU SOFRIMENTO POR VÓS E CUMPRO O RESTO DAS AFLIÇÕES DE CRISTO NA MINHA CARNE, POR CAUSA DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA; DA QUAL ME TORNEI UM MINISTRO SEGUNDO A DISPENSAÇÃO DE DEUS, QUE FOI DADA A MIM PARA CONVOSCO, PARA CUMPRIR A PALAVRA DE DEUS. O MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO DESDE TODOS OS SÉCULOS E GERAÇÕES, MAS AGORA, É MANIFESTO AOS SEUS SANTOS.”
“Pelo que, quando ledes, podeis entender o meu conhecimento do mistério de Cristo). O qual, noutras épocas, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado aos Seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito, a saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da Sua promessa em Cristo pelo Evangelho."
Antes de considerarmos estas três “IGREJAS”, vamos ler Atos 19:32,37,39 e 41.
“Portanto, uns gritavam uma coisa, outros outra, porque a assembleia estava confusa; e a maior parte deles não sabia a razão de estarem reunidos.”
“Porque estes homens que aqui trouxestes, não são ladrões de igrejas, nem blasfemam da vossa deusa.”
“Mas, se investigam alguma outra coisa a respeito de outro assunto, este deverá ser determinado em uma legítima assembleia.”
“E, tendo dito isto, ele despediu a assembleia.”
Os discípulos de Cristo estavam no meio de uma turba irada de pagãos idólatras, no teatro de Éfeso. A multidão foi chamada de “assembleia”. A palavra Grega traduzida por “assembléia” é a palavra “ekklesia”. Nós temos tanto o direito de chamar àquela turba de pagãos de “igreja” quanto os tradutores tiveram de chamar ao grupo de santos de Deus de “igreja”. A palavra “igreja” ou “igrejas” é encontrada cerca de 117 vezes nas Escrituras do Novo Testamento. Com a única exceção de Atos 19:37, sempre que a palavra “igreja” é encontrada na Bíblia, a palavra grega é “ekklesia”. Observe a expressão “ladrões de igrejas” em Atos 19:37. Esta expressão é traduzida de duas palavras Gregas: “sulao” que significa “roubar” e “heiron”, que significa “templo”. Nas Escrituras do Novo Testamento, a palavra templo, em Jerusalém, é traduzida do Grego “heiron" mais de cinquenta vezes.
Tenho a certeza, então, de que gostaria de se juntar a mim para perguntar aos tradutores porque eles nos deixaram em tal confusão. Porque é que eles traduziram “heiron” por “igrejas”? Porque é que eles traduziram “ekklesia” três vezes por “assembléia” em Atos 19, e 116 vezes por “igreja”? Onde é que eles foram buscar a palavra “igreja”? “Ekklesia” nunca deveria ter sido traduzida por “igreja”. A palavra “igreja” é uma forma de “Kurios”. “Kurios” é traduzida muitas e muitas vezes por “Senhor”. Portanto veja quão indefinida e vaga é a tradução de “Ekkesia”, por “do Senhor”. Para dizer a verdade, “a assembléia” no teatro, em Éfeso, era “do diabo”, e era uma “ekkesia”. A “ekkesia” descrita em Efésios 1:22 e 23 é “do Senhor”. Note estes versículos:
“E COLOCOU TODAS AS COISAS SOB SEUS PÉS, E O FEZ SER CABEÇA DA IGREJA SOBRE TODAS AS COISAS, QUE É O SEU CORPO, A PLENITUDE DAQUELE QUE CUMPRE TUDO EM TODOS.”
“Ekklesia” vem do Grego “kaleo”, “chamar”, “ek”, “fora”. “A Igreja” significa “a chamada para fora, os chamados para fora”.
Agora observe 1 Timóteo 3:15 e 16:
“Todavia, se tardar, para que vós saibas como convém te comportar NA CASA DE DEUS, que é A IGREJA DO DEUS VIVO, A COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE. E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.”
Lemos aqui sobre “a Igreja do Deus vivo”, “a Ekklesia do Deus vivo”, “a coluna e base da verdade”, “a Casa de Deus”, “o mistério”. Não há aqui referência a um espaço ou local de reunião. “A Casa de Deus” é um edifício feito de seres humanos. “A Igreja de Deus”, durante a presente economia ou dispensação divina, é chamada de “o Corpo de Cristo”, “a plenitude de Cristo”.
Ambos sabemos perfeitamente bem que nenhum edifício de pedra, tijolo ou madeira poderia ser a plenitude de Cristo. Pense na confusão total reinante no mundo religioso hoje. Um local de reunião é chamado de “igreja”. A maioria das pessoas que assistem às reuniões no edifício, como também o pregador, podem não ser salvas. O nome “igreja”, “do Senhor”, é enganoso quando aplicado a seres humanos não salvos reunidos num edifício chamado de “igreja”. Muitas pessoas parecem associar o edifício de alguma forma a Deus, não obstante Deus poder nada ter a ver com o mesmo.
Quando uma das denominações, perto de Chicago, estava a reconstruir o seu lindo e dispendioso edifício religioso, o empreiteiro do mesmo tinha uma grande placa nos tapumes circundantes temporários da obra, “Perigo, mantenha-se afastado”. Um homem de Deus disse: “Que pena eles não terem deixado aquela placa ali depois da construção ter siso concluída.” Porquê? Porque Deus nada tinha a ver com aquela “igreja”. O pastor não acreditava na Divindade do Senhor Jesus Cristo ou na salvação pelo sacrifício único do Filho de Deus. Ele era um modernista, e o seu povo seguia-o e à sua nova teologia. Ele ignorava totalmente Atos 20:28. “Tenham cuidado, pois, de vós mesmos, e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu supervisores, para alimentardes a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue”.
Nas Escrituras do Novo Testamento, a palavra “igreja" nenhuma vez se refere aa espaço de reunião. A palavra “ekklesia” não poderia ser traduzida corretamente por “espaço de reunião da assembleia”. Há uma diferença muito grande entre “um espaço de reunião da assembleia” e “a assembleia”.
Havia um edifício, no Antigo Testamento, conhecido como “a casa de Deus”. O salmista ficava alegre quando diziam, “vamos à casa de Deus”. Cada pessoa deveria alegrar-se com tal convite hoje, mas o mesmo significaria algo totalmente diferente. Alguns israelitas entraram muitas vezes na “casa de Deus”, mas um pecador crente, no presente período da graça, entra uma só vez, de uma vez por todas na “Casa de Deus”, com o fim de realmente habitar para sempre.
Note esta casa em Efésios 2:17 a 22:
“E, VINDO, ELE PREGOU A PAZ A VÓS QUE ESTÁVEIS LONGE E AOS QUE ESTAVAM PERTO. PORQUE, POR AMBOS TEMOS ACESSO EM UM MESMO ESPÍRITO AO PAI. ASSIM QUE JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS, NEM FORASTEIROS, MAS CONCIDADÃOS COM OS SANTOS E DA FAMÍLIA DE DEUS; E SOIS EDIFICADOS SOBRE A FUNDAÇÃO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS, DE QUE JESUS CRISTO É A PRINCIPAL PEDRA DA ESQUINA; NO QUAL TODO O EDIFÍCIO, BEM AJUSTADO, CRESCE PARA TEMPLO SANTO NO SENHOR, NO QUAL TAMBÉM VÓS JUNTAMENTE SOIS EDIFICADOS PARA HABITAÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DO ESPÍRITO.”
Como é que entramos na Casa de Deus hoje? “Porque por um Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer sejamos judeus ou gentios, quer sejamos escravos ou livres, e a todos foi dado beber em um só Espírito.” 1 Coríntios 12:13. Depois, note Efésios 4:4 a 6.
A IGREJA NO DESERTO
Agora, consideremos Atos 7:38. Lemos aqui sobre uma “ekklesia no deserto”. Portanto, vemos que Deus tinha uma “Igreja” muito antes de Cristo dizer: “Sobre esta Rocha Eu edificarei a Minha Igreja”. Mateus 16:16 a 18.
O povo de Deus foi “chamado para fora” do Egito a fim de ir para Canaã. No trajeto, eles tinham um santuário no tabernáculo, e Deus encontrava-se com eles e tinha comunhão com eles de cima do propiciatório aspergido com sangue.
No Livro de 2 Crónicas, Deus referiu-se mais de 25 vezes às reuniões do Seu povo do concerto como “a ekklesia”. Na versão autorizada da Bíblia, e também na Versão Almeida Revista e Corrigida, lemos a palavra “congregação”. Mas na Septuaginta Grega a palavra é “ekklesia”, a mesma palavra Grega encontrada 116 vezes nas Escrituras do Novo Testamento. Em Neemias 13:1, lemos sobre a “ekklesia de Deus”; e nesse livro aprendemos que os inimigos de Deus perseguiram “a ekklesia de Deus”. Portanto, o apóstolo Paulo não foi o primeiro homem a perseguir “a Igreja de Deus”. Gálatas 1:13.
Uma lição muito simples, mas importante para aprendermos é que “o Corpo de Cristo” é “a Igreja de Deus”; mas “a Igreja de Deus” não é necessariamente “o Corpo de Cristo”.
A IGREJA PROFETIZADA
O Salmo 22:22 é citado, como já vimos, em Hebreus 2:12. O salmista profetizou sobre “a ekklesia” (a congregação). Em Hebreus 2:12, a “ekklesia” profetizada é “a Igreja”. Assim, vemos que por vezes temos que dar um significado geral à palavra “ekklesia” (Igreja), e por vezes um significado muito definido e específico. Os profetas de Deus predisseram “uma Igreja”, mas nenhum deles predisse “o Corpo” de Efésios 3: 6.
Se ler Isaías 43:5 a 7, Jeremias 31:10 e 31:31 a 36 e 32:37 e 38, e Ezequiel 36:24 e Amós 9:11 a 15, aprenderá que Deus irá ter um povo “chamado para fora”, “uma ekklesia”, depois que esta dispensação atual ter sido encerrada. Citamos Ezequiel 36:24 e Jeremias 32:37 e 38.
“Porque Eu os levarei dentre os pagãos, e vos ajuntarei de todas as nações, e vos trarei para dentro da vossa própria terra.”
“Eis que Eu os reunirei de todas as regiões, para onde Eu os tenha levado em Minha ira, e em Minha fúria, e em grande cólera. E Eu os trarei novamente para este lugar, e eu os farei habitar em segurança. E eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.”
Ainda irá haver uma grande igreja na terra de Canaã.
A IGREJA NÃO PROFETIZADA
Mas agora note de novo Colossenses 1:24 a 26. Esta é “a Igreja do Mistério”. Comparando este texto com Efésios 3:1 a 11, aprendemos que qualquer outra “ekklesia” (igreja), nas Escrituras, era uma igreja diferente da “Igreja do Mistério”. Os profetas de Israel sabiam sobre a “ekklesia de Deus”; mas eles não sabiam nada sobre “o Corpo de Cristo”. Durante todos os dias da comunidade e cativeiro de Israel, “o Corpo de Cristo” era o segredo não revelado de Deus, que não fora dado a conhecer aos filhos dos homens em outras épocas.
Por fim, o Senhor Jesus revelou ao apóstolo Paulo o novo movimento Divino, chamado de “a dispensação do mistério”. Efésios 3:9. "E fazer com que todos vejam qual é a comunhão do mistério, que, desde o começo do mundo, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas por meio de Jesus Cristo”. Vemos aqui que Deus deseja que nós, ambos, façamos a mesma coisa.
Note Efésios 1:9 - “tendo feito conhecido entre nós o mistério da Sua vontade, segundo a sua complacência, que propusera em Si mesmo.” Deus tornou-o conhecido. Deus quer que se torne conhecido.
- Por J. C. O’HAIR
The Unsearchable Riches of Christ
(As Riquezas Incompreensíveis de Cristo)
Mensagem Número 53