O dia de Pentecostes em Atos 2 foi realmente o início de quê?

Carlos M. Oliveira

 

     Não são poucos os que pensam e dizem que o dia de Pentecostes em Atos 2 assinala o início da Igreja, o Corpo de Cristo, porém as Escrituras não afirmam isso.

     O que dizem as Escrituras a este respeito?

     As Escrituras dizem, e isso está muito claro nas mesmas, que o dia de Pentecostes em Atos 2 foi o início do cumprimento da profecia de JoelNÃO o início de uma igreja.

     “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; ... isto é o que foi dito pelo profeta Joel: e nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor” (Atos 2:1,17-20).

     Para além disto, convém lembrar o seguinte:

  • O período de A Igreja, o Corpo de Cristo, chamado “a dispensação da Graça de Deus”,  ou “a dispensação do mistério”, “desde os séculos, esteve oculto em Deus” (Efésios 3:2-9), “oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações” (Col. 1:26), pelo que nenhum profeta poderia ter profetizado o que ele ignorava. Os profetas nada sabiam de a Igreja, o Corpo de Cristo, e Joel não é exceção.
  • O registo de Pentecostes nada diz acerca do Corpo de Cristo; nunca lemos do mesmo a não ser quando chegamos às epístolas de Paulo.
  • Pentecostes era um dia de festa Judaica de modo algum relacionada com o Corpo de Cristo.
  • Somente os Judeus são reconhecidos na mensagem Pentecostal de Pedro (Ver 2:5,14,22,36) enquanto que o Corpo de Cristo é “um novo homem” composto tanto de Judeus como de Gentios reconciliados com Deus num corpo, e é o resultado do derrube da parede que separava Judeus e Gentios.

          Efé. 2:14-16, “Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

          “Na Sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar, em Si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz.

          “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus, em um corpo, matando com ela as inimizades”.

  • O Judeu, como o Gentio, tinha de ser alienado de Deus antes de Judeus e Gentios poderem ser reconciliados com Deus num corpo. Por isso é que nação de Israel tinha de ser posta de parte nacionalmente, antes de Deus poder oferecer reconciliação ao mundo e formar o Corpo de Cristo.

          Rom. 11:32: “Porque Deus encerrou a TODOS debaixo da desobediência, para com TODOS usar de misericórdia”.

          Efé. 2:17: “E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que ESTAVAM perto”.

          Por isso é que Romanos 11:15 fala da “sua (Israel) rejeição” em relação à “reconciliação do Mundo”.

          A maneira de Deus tratar com Israel em Pentecostes prova que Ele ainda não os tinha encerrado em incredulidade ou posto de parte nesse altura.

  • Antes de Pentecostes o reino ainda não tinha sido oferecido a Israel; como podia o Corpo ter começado então (Ver Atos 2:30-39; 3:19-21)? Foi quando Israel recusou esta oferta que a nação foi posta de parte e o Corpo foi formado.
  • Na festa de Pentecostes havia dois pães (Lev. 23:17) representando sem dúvida alguma, Israel e Judá, as duas casas, que embora unidas, como serão no reino, manterão, contudo, a sua identidade. Porém o Corpo de Cristo é um só pão, formado de crentes Judeus e Gentios que perdem a sua identidade em Cristo.

          1 Cor. 10:17: “Porque nós, sendo muitos, somos UM SÓ PÃO e UM SÓ CORPO, porque todos participamos do MESMO PÃO” (cf. Gál. 3:27,28).

  • Em Pentecostes os discípulos foram batizados com o Espírito para terem poder (Atos 1:8). Este batismo é muito diferente do batismo pelo Espírito em Cristo e no seu Corpo (1 Cor. 12:13).
  • Em Pentecostes o Senhor Jesus era o Batizador, batizando o Seu povo com o Espírito (Marcos 1:7,8). Hoje o Batizador, é o Espírito Santo, batizando os crentes em Cristo e no Seu Corpo (Gál. 3:27,28; 1 Cor. 12:13).
  • Em Pentecostes só os Judeus foram batizados com o Espírito Santo. Como é que então este poderia ser o batismo que o “um só Espírito batiza os crentes num corpo, quer Judeus quer Gentios?” (1 Cor. 12:13).

     Sim, o dia de Pentecostes em Atos 2 foi o início do cumprimento da profecia de JoelNÃO o início de A Igreja o Corpo de Cristo.

     O dia de Pentecostes foi o início do cumprimento da profecia de Joel, porque esta não se cumpriu na totalidade. Deus interrompeu o seu cumprimento exatamente antes de executar a parte da profecia que diz respeito ao juízo do mundo,  a fim oferecer a Sua admirável graça ao mundo inteiro, de Judeus e Gentios, que merecia juízo, a chamada “dispensação da graça de Deus”.

     A parte da profecia que não se cumpriu e aguarda cumprimento é a seguinte:

     “E farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor” (Atos 2:19,20).

     O seu cumprimento acontecerá imediatamente após o fim da presente dispensação da graça de Deus. O juízo que então não caiu, cairá finalmente, dando início ao que a Bíblia chama de “grande tribulação”.

     A compreensão deste facto também ajuda a compreender porque a Igreja, o Corpo de Cristo, é arrebatada ANTES da grande tribulação, não passando por esta.

- C.M.O.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Gente sábia e inteligente

Tema abordado por José Carvalho em 31 de maio de 2020

Carlos Oliveira
Fundo da agulha

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2020

Alberto Veríssimo
Perto da verdade, porém longe

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 24 de maio de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:7 em 27 de maio de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário