Porque Deus reprova as denominações

C. R. Stam

 

    Eis um grupo de Cristãos, crentes na Bíblia, reunidos, digamos, num esforço evangelístico. Todos confiam no sangue derramado de Cristo para a salvação, embora alguns sejam Baptistas, outros Presbiterianos, outros Episcopais, e outros ainda representem outras denominações.

     Todos estes crentes são um? Sim, em Cristo, pois “há um só corpo” (Efé. 4:4).

     O que os une? O “um só baptismo” (Efé. 4:5) pelo qual o Espírito Santo une todos os crentes a Cristo e uns aos outros: “Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito formando um corpo, quer Judeus, quer Gregos …” (1 Cor- 12:13).

     No entanto estes mesmos crentes, apesar de todos confiarem na obra consumada de Cristo para a salvação, permanecem tristemente divididos no que diz respeito à comunhão na obra do Senhor. Eles podem ter uma comunhão abençoada no seu esforço evangelístico mas, uma vez terminado este, regressam às suas organizações eclesiásticas denominacionais mutuamente exclusivas.

     A razão? Basicamente, deve-se ao facto de terem confundido “o Evangelho do reino”, proclamado por Cristo, na terra, e os Seus doze apóstolos, com “o Evangelho da graça de Deus,” proclamado pelo Senhor ascendido, glorificado, através do Apóstolo Paulo (Act. 20:24; Efé. 3:1-3).

     Rivalizando com modos de baptismo diferentes e o seu diferente significado, a maior parte deles ainda requer a sua particular forma de baptismo como modo de entrada nas suas igrejas, apesar de ao mesmo tempo explicarem que a cerimónia não tem valor salvador e que não é requerida por Deus para se entrar na verdadeira Igreja.

     Não podemos deixar de ser Presbiterianos, Baptistas, e Metodistas, e sermos simplesmente Cristãos? Porque é que a Igreja de Cristo há-de continuar dividida e fraca, quando Deus diz:

     “ASSIM NÓS, QUE SOMOS MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, MAS INDIVIDUALMENTE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS” (Rom. 12:5).

- Cornelius R. Stam

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O bom entendimento

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de fevereiro de 2020

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 26 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário