A Grande Tribulação: o que é?

A Igreja, o Corpo de Cristo, será arrebatada antes da Grande Tribulação

 

     O intervalo de tempo que separa a remoção da Igreja da terra e o retorno de Cristo à mesma é designado por várias descrições na Palavra de Deus. Isaías chama-lhe o dia da vingança (Isaías 61:2). Jeremias chama o tempo da angústia para Jacó (Jeremias 30:7). É chamado o grande dia do Senhor em Sofonias 1:14 e um tempo de angústia em Daniel 12:1. O Senhor Jesus chama-a de Grande Tribulação, ou Aflição, em Mateus 24:21 e Marcos 13:19-20.

     "Porque haverá então grande aflição [ou, tribulação], como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão-pouco há-de haver" (Mateus 24:21).

     A Grande Tribulação é bem diferente de mera "tribulação". A própria palavra significa literalmente "arrasar", "esmagar". Ela carrega consigo o pensamento de tristeza, sofrimento e aflição. A maioria das pessoas passa algum tempo na vida sofrendo várias formas de 'tribulação' (veja Jó 14: 1, João 16:33, Romanos 12:12). Mas o período de tempo designado como Grande Tribulação (ou A Grande Tribulação. Apocalipse 7:14) é mais do que aflição pessoal ou tristeza individual. É um período específico e definido no qual certos eventos ocorrerão. A Grande Tribulação está sempre, ou em declaração direta, ou em indicação específica, ligada a Israel.

     Em Jeremias 30:7 é chamada de tempo de angústia para Jacó. Porquê Jacó? É por causa de algo que aconteceu na vida de Jacó que prefigurou esse tempo de tribulação. Tal remonta à noite da angústia de Jacó em Génesis 32: 24-30. Após cerca de vinte anos de exílio, Jacó estava prestes a retornar à sua própria terra. Ele chegou à fronteira quando soube do plano de Esaú em ir ao seu encontro com um exército. Ao ouvir isso, Jacó ficou com medo e angustiado. Durante a noite ele clamou a Deus por libertação. Ele implorou por misericórdia na sua hora de crise.

     Foi nesta noite de sofrimento e angústia que o Senhor em misericórdia mudou o seu nome de Jacó para Israel. Foi aqui que Deus mostrou mais do que misericórdia. Ele estendeu graça, pois o nome Israel significa "um príncipe com Deus". Então, chegará um tempo em que a nação de Israel estará em circunstâncias similares de medo e aflição. Será a hora da angústia para Jacó, a hora da crise para a nação de Israel, a Grande Tribulação.

     Pode não chegar antes de Israel retornar à Terra. Mas tem de vir sobre Israel antes da nação entrar no reino milenar. E então, durante este tempo de crise, o Anticristo causará temor no coração da nação de Israel, como Esaú causou ao homem Israel há muito tempo. E então Israel clamará a Deus (Mateus 6:13; 23:39), e então Deus mostrar-lhes-á misericórdia e graça. (Romanos 11)

     Tudo isto ainda é futuro. Não ocorreu com a destruição de Jerusalém no ano 70 D.C., como alguns erroneamente acreditam. Naquela época, a nação de Israel foi expulsa da terra e dispersa. Eles não foram "salvos" nem "libertados", mas ficaram literalmente perdidos no mar das nações. Todavia, no final do período da Grande Tribulação haverá um "Libertador", o Senhor Jesus Cristo. "E assim todo o Israel será salvo" (Romanos 11:26).

     A grande tribulação é iminente. Será o momento mais terrível na história de todos os homens. “Haverá um tempo de angústia, qual como nunca houve, desde que houve nação.” (Daniel 12:1) “Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação” (Marcos 13:19; Mateus 24:21)

     Agora é o dia da salvação!

 

- Henry Grube

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Como o Senhor transforma

Sermão proferido por Fernando Quental em 08 de dezembro de 2019

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:23 em 04 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário