Como resistir a um espírito?

Ricky Kurth

 

     “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6:12).

     A luta é um desporto que geralmente está associado a rapazes e homens, apenas poucos dos quais se envolvem em combates organizados. Mas quer o leitor seja homem ou mulher, o apóstolo Paulo diz que está envolvido numa luta de combates ao longo da vida contra os alistados no exército de Satanás.

     Mas já se interrogou como se luta contra um espírito? E que combate é esse, afinal? Paulo não diz, mas nós cremos que ele estaria a pensar em Daniel 10. Aqui um anjo tinha sido enviado a Daniel para lhe entregar uma mensagem de Deus, porém um anjo decaído “resistiu” ao anjo de Deus durante 21 dias (vs. 11-14, TB e RA). Como relativamente à nossa luta Paulo diz que nós temos que “resistir” (Ef 6:13), pensamos que ele terá tido essa passagem em mente, especialmente quando consideramos o que estava a acontecer em Daniel 10. O Príncipe da Pérsia, um dos “príncipes das trevas deste século”, estava a lutar para impedir que uma mensagem de Deus chegasse a um homem de Deus. É nossa firme convicção de que “príncipes das trevas deste século” ainda combatem para impedir que uma mensagem de Deus chegue a homens e mulheres de Deus - a mensagem da graça. Hoje, no entanto, Deus não está a usar anjos para entregar a Sua mensagem ao Seu povo; Ele está a usar os crentes que compreendem as verdades da Sua graça. Por causa disso, as milícias do exército de Satanás não estão a resistir mais aos anjos; estão a resistir-nos, a nós.

     E se o leitor se interroga como deve lutar contra os principados e potestades de Satanás, não se interrogue mais. Sempre que fala da mensagem da graça a alguém, encaminha-se para o tapete de combate. Sempre que tenta “demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério” (Efésios 3:9), luta com o seu adversário iníquo. Todo o seu investimento neste ministério da graça ajuda a derrotar as tentativas do adversário de impedir que homens e mulheres de Deus obtenham a mensagem que lhes abre as Escrituras - a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério (Romanos 16:25). Porque não alcança alguém com esta mensagem hoje e conhece a emoção de imobilizar no tapete um combatente satânico e de libertar um crente desorientado das algemas tenebrosas da tradição religiosa que envolve todo o santo que ainda não aprendeu a manejar bem a Palavra da verdade?

- Ricky Kurth

Sermões e Estudos

José Carvalho
Hoje

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de outubro de 2019

Jonas Pinho
A solidão do desespero

Sermão proferido por Jonas Pinho em 06 de outubro de 2019

Dário Botas
Seminário, ou Igreja?

Sermão proferido por Dário Botas em 29 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:20 em 16 de outubro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário