Um dos versículos mais mal compreendidos e torcidos das Escrituras

dois ou tres2

 

     “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos, em Meu nome, aí estou Eu no meio deles” (Mat. 18:20).

     Compreendemos a dificuldade que muitas pessoas têm em associar o último versículo desta passagem nas suas mentes com o seu contexto imediato, uma vez que ele tem sido citado desde há muito fora do seu contexto. Mesmo a Scofield Reference Bible (a mundialmente famosa Bíblia anotada de Scofield), coloca sobre essas palavras o cabeçalho: “The Simplest form of a local church” (“A forma mais simples duma igreja local”). Louvamos muito a Deus pela grande obra que o Dr. Scofield realizou, mas não podemos aceitar este seu cabeçalho que desrespeita totalmente o contexto, dando a impressão que se refere às assembleias locais durante esta dispensação da graça, quando na realidade tem a ver com a constituição política da Igreja Messiânica.

      Vejamos de relance novamente a citação da passagem acima no seu devido contexto (Mateus 18):

     18 Na verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

     19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra, acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por Meu Pai que está nos céus.

     20   Porque, onde estiverem dois ou três reunidos, em Meu nome, aí estou Eu no meio deles”

     Notemos como o “porque” do versículo 20 relaciona-o com o versículo anterior. O Senhor tinha acabado de prometer que se dois deles concordassem na terra no tocante a algo que Lhe pedissem, o Seu Pai conceder-lhes-ia o seu pedido porque onde dois ou três estivessem reunidos em Seu nome, Ele estaria no seu meio. Isto quer dizer que assim reunidos eles representá-LO-iam. Semelhantemente o “Também” do versículo 19 relaciona-o com o versículo 18, que é o princípio de toda a promessa, nomeadamente, que tudo o que eles ligassem na terra seria ligado no céu e tudo o que eles desligassem na terra seria desligado no céu. Qual o crente que, manejando bem a Palavra da verdade, clamaria esta autoridade para os nossos dias? Quão erróneo então deslocar Mat. 18:20 do seu verdadeiro contexto e dar-lhe um outro significado.

     Nós não negamos que o Senhor esteja com duzentos ou mesmo com dois que se tenham reunido com o sincero desejo de estudarem a Sua Palavra e orar, mas Ele não estará também com um que deseja verdadeiramente a Sua presença?

     Terá de haver dois ou três? Não disse Paulo, a respeito do seu primeiro aparecimento perante o Imperador Nero: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa ... Mas o Senhor assistiu-me ... “? (2 Tim.4:16,17). Na verdade, há aqui uma verdade muito mais elevada para os crentes nos nossos dias aprenderem e se regozijarem. É a verdade que à vista de Deus nós fomos exaltados juntamente “com Ele” nos celestiais. Enquanto que a característica proeminente do reino prometido é que Deus, em Cristo, habitará com o homem, “Deus connosco”, a característica proeminente do mistério é a nossa posição “com Ele”, nos celestiais. (Efé. 1:3; 2:4-6; Col. 3:1-3).

     Apesar do povo de Deus nos nossos dias então, estar posicionalmente assentado com Cristo, e apesar de na verdade um dia Deus ter destinado estar com eles – quer sejam uma centena ou meramente um – na sua experiência diária, não é isso que se refere Mateus 18:20. Os “dois ou três”, aqui, levam-nos ao passado, à lei Mosaica, onde lemos que “pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra será confirmada” (Deu. 17:6; 19:15; 2 Cor. 13:1).

     O que Mateus 18 ensina é simplesmente que os apóstolos teriam autoridade para atuarem oficialmente na Sua ausência (vers. 18); que eles não teriam de estar todos juntos para atuarem; que mesmo dois bastariam (vers. 19), pois onde dois ou três estivessem reunidos em Seu nome (isto é, representando-O) Ele estaria aí presente.

     Assim se ergueram os apóstolos em Pentecostes, como representantes oficiais do Messias rejeitado. Foi-lhes dada autoridade para atuarem oficialmente na ausência do Senhor.

- C. R. S.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário