O Mistério está no Velho Testamento?

ricky kurth1 1


     Não, claro que não! Então, porque é que Paulo costuma citar o Antigo Testamento para sustentar o Mistério (por exemplo, Rom. 15:9-12)? Comecemos em Atos 26:22, onde Paulo testifica:

     "… ainda até ao dia de hoje permaneço, dando testemunho … do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer".

     Esta declaração parece desconsiderar a insistência de Paulo de que sua mensagem estava “ocult[a] desde todos os séculos, e em todas as gerações" (Colossenses 1:26). No entanto, ele explica-se no versículo seguinte:

      “Isto é, que o Cristo devia padecer, e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos Gentios” (Atos 26:23).

     A morte e ressurreição de Cristo não era um mistério, nem o plano de Deus para mostrar a luz ao "povo" (de Israel) e "aos Gentios". Portanto, Paulo está a dizer que, apesar de a sua mensagem não ser cumprimento dos profetas, de forma geral não contradiz o Antigo Testamento. Vemos o mesmo em Atos 15, onde os líderes da igreja se encontraram para decidir o que fazer com o novo Evangelho de Paulo. Tiago concluiu:

     “Simão relatou como primeiramente Deus visitou os Gentios, para tomar deles um povo para o Seu nome.

     “E com isto concordam as palavras dos profetas …” (v. 14,15).

     Tiago não disse que a nova mensagem de Paulo cumpria os profetas. Ele disse antes que concordava com eles, ou seja, Deus sempre pretendeu visitar os Gentios, para tirar deles um povo para o Seu nome. É claro que, de acordo com a Profecia, isso deveria acontecer através da ascensão de Israel (Isaías 60:3), e não através da sua queda (Romanos 11:11). Um dia isso acontecerá no reino. Porém, entretanto, Tiago não podia negar que, em geral, a nova mensagem de Paulo estava de acordo com o Antigo Testamento.

     Quando a maioria dos escritores do Novo Testamento citam o Antigo Testamento, é para mostrar o cumprimento da profecia. No entanto, quando Paulo cita o Antigo Testamento, é para mostrar harmonia, não cumprimento.

     Vamos fechar com um exemplo. Em Romanos 10:19, Paulo cita Deuteronómio 32:21, onde Deus promete enciumar Israel por uma "nação louca". Esta referência não pode ser aos Gentios, pois estes são "as nações", plural. Pedro identifica os judeus crentes a quem ele escreveu como a "nação santa" que Deus originalmente usou para enciumar a nação apóstata de Israel (I Ped. 2: 9, ver Mateus 21:43, Lucas 12:32) e cumprir Deuteronómio 32:21. Mas no capítulo seguinte de Romanos, Paulo diz:

     “…Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério;

     “Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles” (Rom. 11:13,14).

     Paulo declara aqui que Deus agora estava a usar os Gentios para enciumar Israel. Não em cumprimento de Deuteronómio 32:21, mas certamente em harmonia com esta passagem!

     Portanto, apesar de o Mistério não estar no Antigo Testamento, Paulo pode citar este livremente para mostrar como a sua nova mensagem estava de acordo com ele.

- Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário