Há apóstolos hoje?
"Eu sei que hoje não há apóstolos, mas pode apresentar-me justificação bíblica?"
"A igreja que é o Seu Corpo" (Efésios 1:22,23) é edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas" (Efésios 2:20), referindo-se aos apóstolos e profetas da graça (I Coríntios 12:28,29). Isso significa que o trabalho de um apóstolo era de natureza fundacional. Se, 2000 anos depois, ainda estamos a colocar o fundamento da Igreja, há algo que está seriamente errado!
Os apóstolos e profetas podiam falar por Deus, por inspiração do Espírito Santo, falando verbalmente com a mesma autoridade inspirada que Paulo experimentou quando escreveu as suas epístolas. Paulo não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e Deus precisava de profetas que pudessem falar com a mesma autoridade que ele desfrutava quando escrevia as suas epístolas. Contudo, logo que a Bíblia ficou completa, "o que é perfeito" veio, e o dom da profecia cessou (I Cor. 13:8-10). Uma vez cessado o dom da profecia, é claro, deixou de haver mais apóstolos e profetas. Dentro das páginas da Sua Palavra, Deus disse tudo o que Ele necessitava de ser dito. Foi por isso que ele concluiu o Livro pronunciando uma maldição sobre qualquer um que adicione ao que nele está escrito (Apocalipse 22:18).
Tendo isto em mente, não é apenas errado chamar hoje a um homem de apóstolo, como é perigoso. Hoje, nenhum homem pode manifestar os sinais de apóstolo (II Cor. 12:12), e ninguém pode falar com a autoridade da Palavra de Deus escrita.
- Ricky Kurth