A Palavra – uma lâmpada, ou luz
“LÂMPADA para os meus pés É TUA PALAVRA, E LUZ para o meu caminho”
“Porque O MANDAMENTO É UMA LÂMPADA, E A LEI UMA LUZ …” (Salmo 119:105,130; Provérbios 6:23).
Não há nada mais evidente para o crente do que as trevas da mente e coração do homem no seu estado natural – o homem assim, está sob o poder das trevas (Colossenses 1:3), é controlado pelo Príncipe das Trevas deste século (Efésios 6:12), as suas obras são obras das trevas (Efésios 5:11) e, a menos que iluminado, está-lhe reservado um lugar eterno de “negrura das trevas” (Judas13), passando a eternidade com aquele cujo reino é cheio de trevas (Apocalipse 16:10).
As trevas do coração humano são semelhantes ao caos que existia na Terra (“sem forma e vazia”) antes de haver luz. Nós lemos nas Escrituras que só depois da luz vieram a vida e a ordem. “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6).
Estas trevas são tão espessas que nenhuma luz da Terra as pode expelir. Para o efeito, Deus providenciou uma luz indefetível – a Sua Palavra.
Como a estrela do oriente, a Palavra de Deus pode conduzir-nos a Cristo; como o castiçal no tabernáculo, pode dar-nos luz sobre as coisas divinas; e como a coluna de fogo no deserto pode guiar-nos pelo deserto desta vida.
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” (2 Pedro 1:19).
A Palavra de Deus é como uma luz que alumia cada vez mais até ser dia.
Ouve a voz de Deus, “Haja luz” (Génesis 1:2), e deixa-te banhar e permear por ela.
“A exposição das Tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices “ (Salmo 119:130).
- C.M.O.