O canal de incentivo de Spurgeon
Mateus 5:10-12
Charles Haddon Spurgeon continua a ser um dos pregadores mais brilhantes e talentosos da história da igreja. Qualquer homem que goste de pregar e deseje cultivar a arte e a engenho da comunicação deve atentar para Spurgeon. Antes de ter 30 anos idade, ele era o pregador mais popular na Inglaterra. O novo Tabernáculo Metropolitano estava cheio a ponto de transbordar todos os domingos. As pessoas percorriam quilómetros a cavalo e de charrete para ouvir este homem dotado manejar a Palavra de Deus. As pessoas eram desafiadas, encorajadas, exortadas, alimentadas, e edificadas na fé Cristã. Ele era realmente um fenómeno.
Como resultado, ele também tornou-se objeto de grande crítica pela imprensa, por outros pastores, por pessoas influentes em Londres, e por crentes mesquinhos. O homem, nem sempre um modelo de piedade tranquila (para dizer o mínimo), tinha inúmeros inimigos. Normalmente, ele lidava com as críticas muito bem ... mas, estas acabaram por o atingir. Ele começou a sucumbir aos ataques. A perseguição começou a cobrar um elevado preço ao seu espírito resistente.
Disseram-me que a sua esposa, ao ver os resultados daqueles golpes verbais contra o seu marido, decidiu ajudá-lo a aguentar-se firme e a recuperar a sua poderosa estatura no púlpito. Ela pegou, na sua Bíblia, em Mateus 5:10-12, e imprimiu as palavras desta passagem numa grande folha de papel. Depois ela fixou essa folha ao teto do seu quarto, por cima da cama, do lado de Spurgeon! Todas as manhãs, todas as noites, quando ele descansava a sua enorme envergadura na cama, estas palavras estavam presentes para o abastecerem e encorajarem.
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (Mateus 5:10-12).
A grande folha de papel permaneceu fixa ao teto por um longo período de tempo, até ele concluir a obra. Que o tributo da Sra. Spurgeon se desenvolva! É refrigerante pensar como um parceiro de casamento pode ser assim, um canal vital de encorajamento.
E também é encorajador ver que não estamos sós no problema da perseguição. Viste o que Cristo disse? "… assim perseguiram os profetas que foram antes de vós". Servos, esta declaração ajudar-nos-á a repensar a próxima tentação de autocomiseração a que formos sujeitos. Nós não estamos sós. A perseguição vem acontecendo há séculos.
Chuck Swindoll
Insight for Living
ou, Discernimento para a Vida