Falta de perdão = doença e morte

bill_bright.jpg    “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).


     Caros amigos, 

     É interessante que esta exortação do nosso Senhor vem imediatamente após o que chamamos de "a oração que o Senhor ensinou" em Mateus 6, exactamente a seguir às palavras "livra-nos do mal." A falta de perdão é um mal que pode convidar outro mal às nossas vidas.

     Uma vez que Deus nosso Pai nos perdoou, devemos também perdoar os outros (Efé. 4:32). Quem profere esta oração que o Senhor ensinou, na realidade, condena-se a si mesmo, se a proferir sem perdoar a quem o ofendeu.

     Sempre que abrigamos rancor, estamos a pedir problemas. Um amigo que me era muito querido tinha um ressentimento que simplesmente o estava a consumir. Tentei levá-lo a resolver o problema, porque eu sabia que este estava a afectar a sua saúde. Ele estava constantemente doente. Passou por todos os tipos de operações difíceis.

     Com grande compaixão pelo meu amigo, disse-lhe com amor, mas honestamente, "O seu problema é estar cheio de ódio, e a menos que vença esse ódio no seu coração, estar-se-á a matar."

     Eu creio realmente nisso. Felizmente, tanto quanto sei, quando ele morreu, ele tinha saldado todas as contas e fez profissão de fé em Cristo, o que é muito encorajador.

     Especialistas dizem que amargura e falta de perdão pode, de facto, tornar-nos doentes e matar-nos. Alguns crêem que o perdão pode até causar cancro. Eu não duvido disso. Pode carcomer-nos espiritualmente como um cancro. Eu não tenho nenhuma dificuldade em acreditar que ela pode afectar as nossas células, pois o nosso espírito, alma e corpo estão muito inter-relacionados.

     A falta de perdão também pode impedir a nossa fé e orações. Não é por acaso que, após a Sua poderosa oração e exortação à fé, o nosso Senhor terminou com mais um lembrete sobre o perdão: "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis; e, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas" (Marcos 11:24-25).

     Ajuda-nos a perdoar lembrarmo-nos que Deus nos perdoou, mesmo apesar de não o merecermos. Devemos olhar para os outros com a mesma compaixão com que Deus olha para nós.  

Bill Bright

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário