A galinha e o ovo

bill_bright.jpg     “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações: sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

     Caros amigos, 

     O menino estava tão animado quando ele e a mãe esperavam por sinais de vida do ovo da galinha que esperavam que incubasse logo.
A galinha mãe tinha deixado o ninho, ocupando-se com o cuidado dos outros pintainhos, e por isso decidiram que era melhor colocar o ovo numa caixa com uma luz a incidir sobre ele para o manter aquecido. Eles esperaram e esperaram, e, finalmente, ouviram a primeira pancadinha e o pinto começar a bicar a casca do ovo para se colocar em liberdade.

     O pintainho bicava e empurrava e empurrava e bicava. O menino, sentiu-se muito condoído por ele e quis ajudar. Seria tão fácil simplesmente abrir rapidamente a casca e deixá-lo sair. Porém a mãe avisou-o, explicando que era importante que o filhote tivesse de se esforçar para sair da casca de modo a que o seu corpo mais tarde fosse suficientemente forte para sobreviver fora da casca. Deixá-lo sozinho e deixá-lo operar a sua saída seria realmente um acto de amor.

     Esta é a maneira como o nosso Pai celestial se sente em relação a nós. Ele vê os muitos desafios que enfrentamos. E tudo o que Ele teria que fazer era simplesmente dizer uma palavra e todos os nossos problemas e desafios seriam resolvidos. Porém ele é que sabe o que é melhor. Ele sabe que ao permitir-nos operar através deles, e "bicarmos o nosso caminho através dos nossos desafios", por assim dizer, enriquecerá as nossas vidas, a longo prazo.

     Deus está empenhado em desenvolver o nosso carácter, e as nossas provações ajudam a desenvolver-nos no que ele quer que sejamos.

     Tiago refere-se a esse processo quando diz: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações: sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

     Pedro fala da mesma coisa, ao referir-se à "... herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:4-7).

     Por causa do plano e propósito do amor e benevolência de Deus para connosco, Paulo pôde escrever: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18). 

Bill Bright




 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário