O "Teste do Sal"

Caros amigos,
Numa mensagem anterior, eu compartilhei algumas informações sobre o falecido J. C. Penney, um homem notável e amigo pessoal.
Penney acreditava em fazer negócios de acordo com as palavras do nosso Senhor e os princípios da Regra de Ouro. Para Penney, a Regra de Ouro representava mais do que uma estratégia de marketing. Ela representava a sua profunda crença filosófica e religiosa aprendida com o seu pai, um pastor baptista. Como expressão da Regra de Ouro, ele insistia em oferecer aos seus clientes mercadoria de qualidade ao menor preço possível. Finalmente, o nome de Regra de Ouro que ele usava foi progressivamente removido e as lojas foram denominadas JCPenney.
Durante muitos anos, Penney foi activo numa igreja, visitando muitas vezes a igrejas e grupos, para salientar a importância da aplicação da regra de ouro nas tarefas diárias dos negócios.
Mas Penney também cria no emprego de um único critério executivo: O “Teste do Sal."
Ao seleccionar novos gestores, o fundador de uma das maiores cadeias de retalho da nação, levava muitas vezes os candidatos a comer fora para examinar o seu comportamento. Muitos passaram a inspecção, mas outros foram desqualificados por violarem a regra fundamental de Penney: "Nunca salgue a sua comida antes de a provar."
Penny cria que salgar antes de provar revelava a falha de se tomar decisões sem informação. Se tencionar usar um realçador de sabor forte, argumentou ele, deve primeiro conhecer a sua comida.
É claro que a utilização do sal como um teste de contratação é uma metodologia discutível, no entanto podemos concordar com a JC Penny em, pelo menos, uma coisa: O sal muda o paladar do que toca.
O sal não é neutro. Ele adiciona sabor e atracção. Ele penetra e transforma o carácter dos alimentos. Como conservante, ele prolonga a vida dos alimentos que de outro modo feneceriam.
Era isto que o Senhor tinha em mente quando disse aos Seus seguidores: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens"(Mateus 5:13).
Como o "sal da terra", nós, Cristãos, temos o poder de mudar o mundo. Ao sermos testemunhas e sal de Cristo, nós podemos ajudar a influenciar o paladar da vida das pessoas e intensificar os seus relacionamentos. Nós podemos ajudar a conservar a moralidade numa sociedade decadente.
Não percamos a nosso salinidade nem nos deixemos pisar pelas filosofias e valores do mundo, mas em vez disso, como o sal, penetremos e transformemos o carácter da vida que nos rodeia.
Bill Bright