Fidelidade

william_macdonald.jpg     “Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.” (Sal. 12:1).

     Os fiéis são uma espécie em vias de extinção; eles estão a desaparecer rapidamente da raça humana. Se David lamentou o seu fim nos seus dias, muitas vezes interrogamo-nos como é que ele se sentiria se vivesse hoje.

     Quando falamos de uma pessoa fiel, significamos alguém que é fidedigno, confiável, verdadeiro. Se ele faz uma promessa, cumpre-a. Se tem uma responsabilidade, realiza-a. Se tem compromissos a honrar, é firmemente leal a eles.

     O homem infiel faz um compromisso, mas depois falha em cumpri-lo ou chega indesculpavelmente atrasado. Ele concorda em ensinar uma classe na Escola Dominical, mas no entanto falha em arranjar um substituto quando não pode estar presente. Nunca se pode depender dele. A sua palavra não significa nada. Não admira que Salomão dissesse: "Como dente quebrado e pé deslocado, é a confiança no desleal [ou, infiel], no tempo da angústia" (Pv 25:19).

     Deus procura homens e mulheres fiéis. Ele quer mordomos que sejam fiéis no cuidado dos seus interesses (1 Coríntios. 4:2). Ele quer que os ensinadores que são fiéis transmitam e leguem as grandes verdades da fé Cristã (2Tm. 2:2). Ele quer que os crentes que são fiéis ao Senhor Jesus, partilhem a Sua rejeição e tomem a cruz. Ele quer pessoas que sejam totalmente leais à Sua Palavra inspirada, inerrante e infalível. Ele quer que os Cristãos sejam leais à assembleia local, em vez de vaguearem de igreja em igreja, como ciganos religiosos. Deus quer santos que sejam fiéis a outros crentes e fiéis também aos perdidos.

     Como em todas as outras virtudes, o Senhor Jesus é o nosso glorioso exemplo. Ele é a Testemunha fiel e verdadeira (Apocalipse 3:14), um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel nas coisas pertencentes a Deus (Hebreus 2:17), fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9). As Suas palavras são verdadeiras, as Suas promessas são infalíveis e os Seus caminhos são totalmente seguros.

     Embora os homens não possam atribuir um prémio elevado à fidelidade, Deus fá-lo. O Senhor Jesus elogiou a fidelidade dos Seus discípulos com as palavras: “E vós sois os que tendes permanecido Comigo nas Minhas tentações. E Eu vos destino o reino, como Meu Pai Mo destinou” (Lu. 22:28, 29). E a recompensa final pela fidelidade será ouvir o Seu elogio, “Bem está, servo bom e fiel … entra no gozo do teu Senhor” (Mt. 25:21). 

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário