Não ripostes, nem te defendas

william_macdonald.jpg     “... a peleja não é vossa, senão de Deus” (2 Crón. 20:15).

     Se um homem é um soldado da Cruz, ele pode esperar ser atacados mais cedo ou mais tarde. Quanto mais corajosamente ele declarar a verdade de Deus e da forma mais precisa, e quanto mais rigorosamente exemplificar a verdade na sua própria vida, mais ele será sujeito a uma investida. Um velho Puritano disse: "Aquele que estiver próximo do seu Capitão, é um alvo certo para os arqueiros.”

     Ele será acusado de erros que não cometeu. Será atacado pela maledicência, calúnia e difamação. Será ostracizado e ridicularizado. Este tratamento virá do mundo e, tristemente, pode por vezes vir de companheiros Cristãos.

     Nesses momentos, é importante lembrar que a batalha não é nossa, mas de Deus. E devemos reivindicar a promessa de Êxodo 14:14: "O Senhor pelejará por vós e vos calareis." O que isto significa é que não temos de nos defender nem de ripostar. O Senhor defender-nos-á no momento adequado.

     F. B. Meyer escreveu: "Quanto se perde com uma palavra! Sossega; mantém a calma; se te baterem numa face, oferece a outra. Nunca ripostes. Nunca te preocupes com a tua reputação ou carácter – eles estão nas suas mãos, e tu arruína-los, ao tentares conservá-los".

     José destaca-se como um exemplo de alguém que não tentou defender-se quando foi falsamente acusado. Ele entregou sua causa a Deus, e Deus limpou o seu nome e promoveu-o a enorme lugar de honra.

     Um servo de Cristo idoso testemunhou que fora injustiçado muitas vezes ao longo dos anos. Porém ele fez a oração de Agostinho: "Senhor, livra-me da avidez de sempre me defender." Ele disse que o Senhor nunca deixou de o defender e desmascarar os seus acusadores.

     O Senhor Jesus, como é óbvio, é o exemplo supremo. “O qual, quando O injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se Àquele que julga justamente” (1 Pd. 2:23).

     Esta, então, é a mensagem para hoje. Nós não temos de nos defender quando somos falsamente acusados. A batalha é do Senhor. Ele pelejará por nós. Devemos manter a nossa paz. 

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Fernando Quental 16JAN22
Tribulação e tentação

Tema abordado por Fernando Quental em 16 de janeiro de 2022

Carlos Oliveira 14JAN21
Porque Deus permite a tragédia?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de janeiro de 2022

David Gomes 09JAN21
A oração de Jesus

Tema abordado por David Gomes em 09 de janeiro de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:7 em 12 de janeiro de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário