Confiar em Deus versus confiar no homem

william_macdonald.jpg  “Deixai-vos pois do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?” (Isa. 2:22).

     Quando na nossa vida damos a um homem ou mulher o lugar que só Deus deve ter, encaminhamo-nos para uma amarga desilusão. Aprendemos depressa que o melhor dos homens são homens no seu melhor. Embora possam ter algumas qualidades muito boas, ainda têm pés de ferro e de barro. Isto pode soar a cinismo, mas não é. É realismo.

     Quando os invasores estavam a ameaçar Jerusalém, o povo de Judá esperou libertação do Egipto. Isaías denunciou-os por essa confiança mal colocada, dizendo: "Eis que confias naquele bordão de cana quebrada, a saber, no Egipto, que, se alguém se apoiar nele, lhe entrará pela mão, e lha furará: assim é Faraó, rei do Egipto, para com todos os que nele confiam."(Isaías 36:6). E Jeremias disse mais tarde, em circunstâncias semelhantes, "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jr 17:5).

     O salmista mostrou uma verdadeira visão sobre este assunto quando escreveu: "É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes." (Salmo 118:8,9). E ainda: "Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em sua terra: naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos"(Salmo 146:3,4).

     Naturalmente, temos de perceber que há um certo sentido em que temos que confiar uns nos outros. O que seria um casamento, por exemplo, sem uma certa dose de confiança e respeito? Na vida empresarial, a utilização de cheques como o dinheiro baseia-se num sistema de confiança mútua. Nós confiamos no diagnóstico e prescrição dos médicos. Nós confiamos nos rótulos das latas e embalagens dos supermercados. Seria quase impossível viver em sociedade, sem alguma confiança nos nossos semelhantes.

     O perigo surge quando confiamos que o homem faça o que só Deus pode fazer, quando tiramos o Senhor do trono e colocamos nele o homem. Alguém que desaloje Deus dos nossos afectos, que tome o Seu lugar como nossa confiança, que usurpe qualquer das suas prerrogativas nas nossas vidas, desiludir-nos-á amargamente com toda a certeza. Perceberemos tarde demais que tal pessoa não é digna da nossa confiança.      

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Dario Botas 05OUT25
Persiste em ensinar

Tema abordado por Dário Botas em 05 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:7,8

Estudo realizado em 08 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário