Destruição da assembleia
“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Cor. 3:17).
Neste versículo, o templo de Deus refere-se à assembleia local. Paulo não está a falar aos Cristãos individualmente, mas colectivamente aos crentes, quando ele diz: "… porque o templo de Deus, que sois (plural) …". Os santos em Corinto, constituíam um templo de Deus.
Certamente que também é verdade que, individualmente, os crentes são templo do Espírito Santo. O apóstolo salienta isso em 1 Coríntios 6:19: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” O Espírito Santo de Deus habita no corpo de cada filho de Deus.
Mas no nosso texto de hoje é a assembleia que está em vista. Paulo está a dizer que, se alguém destruir a assembleia, Deus o destruirá. Neste versículo a palavra que é traduzida por "destruir" também é traduzida por "contaminar". É usada para a ruína de uma igreja local por ela se desviar da condição de santidade de vida e pureza de doutrina em que deveria permanecer, e da destruição retributiva de Deus do agressor que é culpado deste pecado "(WE Vine).
Assim, o nosso versículo avisa-nos que é algo sério adulterar uma comunhão local. Na verdade, é uma forma de auto-destruição. No entanto, quantas vezes as pessoas são inconsistentes nesta área. Eis um homem que não ocupa o seu lugar na assembleia. Ou se envolve num violento choque de personalidades com algum outro irmão. Em vez de fazer as coisas correctas, de forma bíblica, alicia as pessoas para que tomem o seu partido e forma uma facção na igreja. As coisas vão de mal a pior e imediatamente estala uma divisão.
Ou talvez seja uma irmã carnal, que leva a cabo uma campanha de boatos e maledicência contra alguém. A sua língua caluniosa critica severamente até a igreja se encher de amargura e conflitos. Ela não parará até a assembleia, outrora próspera, ficar em ruínas.
Estas pessoas fazem um jogo perigoso. Não conseguirão sair impunes. O Grande Deus do universo, está empenhado em destroçar aqueles que destroçam a Sua assembleia. Que todos os que tendem a facções tenham cuidado!



