Como se tem a certeza da salvação

william_macdonald.jpg  “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1 João 5:13).

     Alguns de nós seremos eternamente gratos a Deus por este versículo porque ele ensinou-nos que a segurança da salvação vem antes de tudo através da Palavra de Deus e não por sentimentos. A Bíblia foi escrita, entre outras razões, para que aqueles que crêem no nome do Filho de Deus, possam saber que têm a vida eterna.

     Nós podemos ser gratos por a certeza não advir por meio de sentimentos, uma vez que eles variam com o decorrer do tempo. "Deus não pede à alma para dizer: 'Graças a Deus eu sinto-me muito bem’, mas dirige-nos os olhos noutra direcção, para Jesus e a Sua Palavra. "Quando certa vez alguém perguntou a Martinho Lutero, "Você sente que os seus pecados foram perdoados? ele respondeu: ‘Não, mas tenho tanta certeza disso como da existência de Deus no céu.

Porque os sentimentos vêm e os sentimentos vão
E os sentimentos são enganadores – uma traição -
A minha garantia é a Palavra de Deus, pois então?!
Em nada mais vale a pena acreditar para a salvação."

     C. I. Scofield lembra-nos que "a justificação ocorre na mente de Deus e não no sistema nervoso do crente." H. A. Ironside costumava dizer: "Eu não sei que estou salvo, porque me sinto feliz, mas sinto-me feliz porque sei que estou salvo." E ele sabia que foi salvo pela Palavra escrita de Deus.

     Quando lemos que o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:16), devemo-nos lembrar que o Espírito testemunha-nos principalmente através das Escrituras. Nós lemos João 6:47, por exemplo, "Aquele que crê em Mim tem a vida eterna." Sabemos que confiámos em Cristo para nossa salvação eterna; Ele é nossa única esperança para o céu. O Espírito de Deus, por conseguinte, testemunha-nos por meio deste versículo que somos filhos de Deus.

     É claro, existem outros meios de certeza ou garantia. Nós sabemos que somos salvos porque amamos os irmãos; porque odiamos o pecado e praticamos a justiça; porque amamos a Palavra de Deus; e porque temos o instinto de oração. Mas o primeiro meio fundamental de certeza ou garantia é a coisa mais certa, mais fidedigna no universo - a Palavra de Deus. George Cutting disse muito bem no seu memorável folheto Segurança, Certeza e Gozo: "É o sangue que nos segura, é a Palavra que nos assegura".     

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário