Como se tem a certeza da salvação
		 “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1 João 5:13).
  “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1 João 5:13).
		     Alguns de nós seremos eternamente gratos a Deus por este versículo porque ele ensinou-nos que a segurança da salvação vem antes de tudo através da Palavra de Deus e não por sentimentos. A Bíblia foi escrita, entre outras razões, para que aqueles que crêem no nome do Filho de Deus, possam saber que têm a vida eterna.
		
		     Nós podemos ser gratos por a certeza não advir por meio de sentimentos, uma vez que eles variam com o decorrer do tempo. "Deus não pede à alma para dizer: 'Graças a Deus eu sinto-me muito bem’, mas dirige-nos os olhos noutra direcção, para Jesus e a Sua Palavra. "Quando certa vez alguém perguntou a Martinho Lutero, "Você sente que os seus pecados foram perdoados? ele respondeu: ‘Não, mas tenho tanta certeza disso como da existência de Deus no céu.
		
		Porque os sentimentos vêm e os sentimentos vão
		E os sentimentos são enganadores – uma traição -
		A minha garantia é a Palavra de Deus, pois então?!
		Em nada mais vale a pena acreditar para a salvação."
		
		     C. I. Scofield lembra-nos que "a justificação ocorre na mente de Deus e não no sistema nervoso do crente." H. A. Ironside costumava dizer: "Eu não sei que estou salvo, porque me sinto feliz, mas sinto-me feliz porque sei que estou salvo." E ele sabia que foi salvo pela Palavra escrita de Deus.
		
		     Quando lemos que o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:16), devemo-nos lembrar que o Espírito testemunha-nos principalmente através das Escrituras. Nós lemos João 6:47, por exemplo, "Aquele que crê em Mim tem a vida eterna." Sabemos que confiámos em Cristo para nossa salvação eterna; Ele é nossa única esperança para o céu. O Espírito de Deus, por conseguinte, testemunha-nos por meio deste versículo que somos filhos de Deus.
		
		     É claro, existem outros meios de certeza ou garantia. Nós sabemos que somos salvos porque amamos os irmãos; porque odiamos o pecado e praticamos a justiça; porque amamos a Palavra de Deus; e porque temos o instinto de oração. Mas o primeiro meio fundamental de certeza ou garantia é a coisa mais certa, mais fidedigna no universo - a Palavra de Deus. George Cutting disse muito bem no seu memorável folheto Segurança, Certeza e Gozo: "É o sangue que nos segura, é a Palavra que nos assegura".     
 
 


