Na igreja não há títulos honoríficos

william_macdonald.jpg  “… não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.” (Mat. 23:8-10).

     O Senhor Jesus advertiu os Seus discípulos contra títulos altissonantes que alimentam o ego e colocam o “eu” no lugar da Trindade. Deus é nosso Pai, Cristo é o nosso Senhor, o Espírito Santo é o nosso Ensinador. Não devemos usurpar esses títulos para nós mesmos na assembleia. No mundo, é claro, temos um pai terreno, no nosso trabalho, temos um amo ou empregador, e na escola temos professores. Mas no reino espiritual, os membros da Divindade preenchem esses papéis e devem ser honrados exclusivamente como tal.

     Deus é nosso Pai, no sentido em que Ele é o Doador da vida. Cristo é o nosso Mestre, porque Lhe pertencemos e estamos sujeitos à Sua direcção. O Espírito Santo é o nosso Ensinador, porque Ele é o Autor e Intérprete das Escrituras; todo o nosso ensino deve ser guiada por Ele.

     Que estranho, então, que as igrejas perpetuem títulos honoríficos como se Cristo nunca tivesse advertido contra eles. Sacerdotes e ministros ainda são chamados de Pai e Padre e são muitas vezes referidos como Dominie, que significa Senhor. Clérigos usam regularmente o título de "Reverendo", uma palavra que é usada na Bíblia, só em relação a Deus (cf. Sl. 111:9, "... santo e tremendo (ou, reverendo) é o Seu nome..") O título "Doutor" vem do latim docere, ensinar. Portanto, doutor significa ensinador. O título, se ganho ou honorífico, pode vir de uma instituição que é um antro da infecto-contagiosa infidelidade, em vez de um bastião da fé cristã. No entanto, quando um homem é apresentado como "Doutor" na assembleia, a implicação é que as suas palavras acrescentam autoridade por causa do seu diploma. Isto, como é óbvio, é totalmente injustificado. Um lixeiro corcunda, cheio do Espírito Santo, pode falar mais verdadeiramente como oráculo de Deus.

     Há lugar para títulos no chamado mundo secular. O princípio que se aplica, neste domínio, é " Portanto dai a cada um o que deveis: … a quem honra, honra" (Romanos 13:7). Mas o princípio que se aplica na assembleia está estabelecido pelo próprio Senhor nas palavras, "... todos vós sois irmãos " (Mt 23:8).     

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário