Usar ou perder

william_macdonald.jpg  Pois Eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver até o que tem lhe será tirado” (Lu. 19:26).
 

     A palavra "tem" no início deste versículo significa mais do que mera possessão. Inclui a ideia de obediência ao que nos foi ensinado e de utilização do que nos foi dado. Por outras palavras, não é só o que temos, mas também o que fazemos com o que temos.

     Eis, então, aqui para nós um grande princípio no estudo da Bíblia. Quando seguimos a luz que recebemos, Deus dá-nos mais luz. O homem que faz melhor progresso na vida Cristã é o que está determinado a fazer o que a Bíblia diz, mesmo que não veja ninguém à sua volta a fazê-lo. Por outras palavras, não se trata de uma questão de quociente de inteligência da pessoa. O que realmente conta é o seu quociente de obediência. As Escrituras abrem com mais facilidade os seus tesouros ao coração obediente. Oseias disse muito bem: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (6:3). Quanto mais praticamos o que nos foi ensinado, mais o Senhor revelar-nos-á. A informação mais a aplicação conduz à multiplicação. A informação sem a aplicação conduz à estagnação.

     O princípio também se aplica ao uso dos nossos dons e talentos. Ao homem cuja mina rendeu dez minas foi dada autoridade sobre dez cidades, e ao homem cuja mina ganhou cinco minas foi dado domínio sobre cinco cidades (Lc. 19:16-19).

     Isso mostra que o bom desempenho de nossas responsabilidades é recompensado com maiores privilégios e responsabilidades. O homem que não fez nada com a sua mina perdeu-a. Portanto, aqueles que se recusam usar para o Senhor o que têm, acabam por perder essa capacidade. "Se não o usar, perdê-lo-á."

     Nós sabemos que quando deixamos de usar qualquer parte do corpo ela atrofia ou torna-se progressivamente mais fraca. É através do uso constante que o desenvolvimento normal ocorre. É assim na vida espiritual. Se enterramos o nosso dom, seja por timidez, seja por preguiça, descobrimos depressa que Deus nos colocou na prateleira e usa outros em nosso lugar.

     Portanto, é de extrema importância que obedeçamos aos preceitos das Escrituras, reclamemos as Suas promessas e usemos todas as capacidades que Deus nos deu.    

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário