Cuidado como se ouve

william_macdonald.jpg  “Vede pois como ouvis ...” (Luc. 8:18).
 

     Na vida Cristã a questão não é apenas o que ouvimos, mas também como ouvimos.

     É possível ouvir a Palavra de Deus com uma atitude de indiferença. Podemos ler a Bíblia como lemos qualquer outro livro, aparentemente despreocupados com o que o Deus Todo-Poderoso está diz nele.

     Podemos ouvir com uma atitude crítica. Aqui colocamos o intelecto humano acima das Escrituras. Nós sentamo-nos a julgar a Bíblia em vez de deixarmos que a Bíblia nos julgue a nós.

     Podemos ouvir com uma atitude rebelde. Quando chegamos às porções que tratam com as exigências severas do discipulado ou com a sujeição das mulheres e a cabeça coberta, ficamos furiosos e recusamo-nos obedecer.

     Nós podemos ser ouvintes esquecidos, como o homem no livro de Tiago "que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era" (1: 23, 24).

     Talvez a classe mais comum seja a dos ouvintes insensíveis. Estas pessoas ouvem tanto a Palavra que se tornam insensíveis. Escutam um sermão mecanicamente. Torna-se numa rotina banal. Os seus ouvidos ficam cansados. A sua atitude é "O que é que me podes dizer que eu já não tenha ouvido?"

     Quanto mais ouvimos a Palavra de Deus sem obedecer ao que ouvimos, mais nos tornamos judicialmente ensurdecidos. Se nos recusamos ouvir, perdemos a capacidade de ouvir.

     A melhor maneira de ouvir é ouvir com reverência, obediência e seriedade. Devemos abordar a Bíblia com a determinação de fazer o que ela diz, mesmo que ninguém mais o faça. O homem sábio é aquele que não só ouve, mas faz. Deus procura homens que tremam da Sua Palavra (Isaías 66:2).

     Paulo elogiou os Tessalonicenses, porque quando ouviram a Palavra de Deus, não a receberam "como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como Palavra de Deus" (1 Ts. 2,13). Semelhantemente, devemos ter cuidado como ouvimos.    

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário