Ordem correcta - espírito, alma e corpo

william_macdonald.jpg  … divisão da alma e do espírito …” (Heb. 4:12).

     Quando a Bíblia fala do homem no seu ser tripartido, a ordem é sempre espírito, alma e corpo. Quando os homens usam estes termos conjuntamente, a ordem é, quase invariavelmente, corpo, alma e espírito. O pecado virou a ordem de Deus de cabeça para baixo. Agora o homem coloca primeiro o corpo, depois a alma, e o espírito por último de todos.

     As duas partes não materiais do ser humano são o seu espírito e a sua alma. O espírito capacita-o a ter comunhão com Deus. A alma tem a ver com as suas emoções e paixões. Embora não nos seja possível distinguir o espírito e alma nos ínfimos detalhes, podemos e devemos aprender a distinguir entre o que é espiritual e anímico (do âmbito da alma).

     O que é, então, o espiritual? É a pregação que exalta Cristo. É a oração a Deus através de Jesus Cristo no poder do Espírito. É o serviço que é motivado pelo amor ao Senhor e fortalecido pelo Espírito. É a adoração que é feita em espírito e verdade.

     E o que é o anímico? A pregação que chama a atenção para o homem, a sua oratória, presença dominante ou inteligência. As orações mecânicas, sem um envolvimento real do coração, mas concebidas para causar uma boa impressão nos outros. O serviço que é auto-designado, exercido por recompensa monetária, ou que emprega métodos carnais. O culto que gira em torno do visível, de ajudas materiais e não das realidades espirituais invisíveis.

     O que é que a Igreja de Deus tem a ver com edifícios consagrados, vitrais, paramentos eclesiásticos, títulos honoríficos, velas, incenso e todo o tipo de ornamentos? Ou, tocando-nos mais de perto, o que é que a Igreja tem a ver com os esforços de promoção da Madison Avenue, com a angariação de fundos para alugar, com artimanhas evangelísticas, com o culto à personalidade, com composições musicais extravagantes?

     A publicidade na revista média cristã é suficiente para mostrar quão ao nível da alma nos tornámos.

     Paulo faz uma distinção entre o serviço que é de ouro, prata, pedras preciosas e o que é de madeira, feno e palha (1 Coríntios. 3:12). Tudo o que é espiritual irá resistir ao fogo do juízo perscrutador de Deus. Tudo o que é do âmbito da alma arderá em chamas.  
 

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário