Julgamentos

william_macdonald.jpg  Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mat. 7:1).
 

     Pessoas que sabem pouco da Bíblia muitas vezes conhecem este versículo e usam-no de uma forma muito bizarra. Mesmo que uma pessoa seja criticada por maldade indescritível, eles papagueiam piedosamente, "não julgueis, para que não sejais julgados." Por outras palavras, eles usam o versículo para proibir qualquer condenação do mal.

     O simples facto da questão é que, apesar de existirem áreas onde não devemos julgar, há outras áreas onde o julgamento é ordenado.

     Eis alguns casos em que julgar está fora de questão. Não devemos julgar os motivos das pessoas; não sendo omniscientes, não podemos saber porque é que elas fazem o que fazem. Não devemos julgar o serviço de outro crente; para o seu próprio Senhor ele está de pé ou cai. Não devemos condenar os que têm escrúpulos de consciência sobre coisas que são moralmente neutras; seria errado para eles, violarem a sua consciência. Não devemos julgar pelas aparências; é o que está no coração que conta. E, certamente, devemos evitar um espírito de censura crítico, áspero; um habitual descobridor de falhas é má propaganda para a fé cristã.

     Mas há outras áreas em que nos é mandado julgar. Devemos julgar todos os ensinamentos para ver se estão de acordo com as Escrituras. A fim de evitar jugos desiguais, devemos julgar se os outros são verdadeiros crentes. Os cristãos devem julgar os litígios entre crentes e não permitirem que estes vão para tribunais civis. A igreja local deve julgar casos de formas extremas de pecado e retirar da comunhão o ofensor culpado. Deve-se julgar que homens têm as qualificações para serem anciãos e diáconos.

     Deus não espera que nos desprendamos da nossa faculdade crítica ou abandonemos todos os padrões morais e espirituais. Tudo o que Ele pede é que nos abstenhamos de julgar onde é proibido e que julguemos justamente onde é ordenado.
 

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário