Sem pressas

william_macdonald.jpg  “Aquele que crer não se apresse” (Isa. 28:16).
 

     Numa época de viagens supersónicas e comunicações de alta velocidade, numa cultura onde a pressa é a palavra de ordem, somos levados a parar para aprender que na Bíblia a pressa é raramente usada por Deus num bom sentido. Eu digo raramente, porque há o exemplo onde o pai corre ao encontro do filho pródigo, sugerindo que Deus tem pressa em perdoar. Todavia, de modo geral, Deus não está com pressa.

     Quando David disse, "o negócio do rei era apressado" (1 Sam. 21:8), ele era culpado de subterfúgio, e não devemos usar as suas palavras para justificar a nossa pressa frenética para a frente e para trás. A verdade plena é que, como diz o nosso texto, se realmente confiamos no Senhor, não temos de estar com pressa. A urgência da nossa missão pode ser mais bem servida por um andar tranquilo no Espírito do que por um frenesi de actividade carnal.

     Eis um rapaz que está com pressa para se casar. Ele arrazoa que, se não agir rapidamente, alguém pode levar-lhe a garota. A verdade é que, se Deus quer que aquela rapariga seja para ele, ninguém mais pode levá-la. Se ela não é a escolha de Deus, então ele vai ter que aprender, de modo doloroso, que " Quem casa a correr, toda a vida tem para se arrepender."

     Outro está com pressa de entrar no chamado trabalho de tempo integral. Ele argumenta que o mundo está a perecer e que ele não pode esperar. Jesus não argumentou desse modo durante os anos em Nazaré. Ele esperou até Deus o chamar para o ministério público.

     Demasiadas vezes estamos com pressa no nosso evangelismo pessoal. Estamos tão ansiosos por acumular profissões de fé que colhemos a fruta antes dela amadurecer. Nós não permitimos que o Espírito Santo convença completamente a pessoa do pecado. O resultado de tal método deixa um rasto de falsas de profissões de fé e de destruição humana. Devemos deixar que a paciência tenha “a sua obra perfeita" (Tiago 1:4).

     A verdadeira eficácia da nossa vida não está em apressarmo-nos loucamente em auto-nomeações para missões, mas na actividade dirigida pelo Espírito que é comprovada pela espera paciente no Senhor.
 

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário