Amor

william_macdonald.jpg  “Deus é amor” (I João 4:8).

     A vinda de Cristo trouxe uma nova palavra para amor, no idioma Grego, agape. Havia já uma palavra para amizade (philia) e uma para amor apaixonado (eros), mas não havia nenhuma para expressar o tipo de amor que Deus mostrou ao dar o seu Filho unigénito e que Ele convida os do Seu povo a revelar uns aos outros.

     Este é um amor do outro mundo, um amor com novas dimensões. O amor de Deus não teve princípio e não pode ter fim. É um amor que não tem limites, que nunca pode ser medido. É absolutamente puro, livre de qualquer mancha concupiscente. É sacrificial, nunca contando o custo. O amor manifesta-se dando, pois lemos: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu ..." e "também Cristo vos amou, e Se entregou a Si mesmo por nós..." O amor procura persistentemente o bem-estar dos outros. Ele manifesta-se tanto aos antipáticos, como aos simpáticos. Ele revela-se tanto aos inimigos, como aos amigos. Não se projecta por qualquer mérito ou virtude dos seus objectos, mas apenas pela bondade do doador. É totalmente desinteressado, não procurando nada em troca e nunca se aproveitando dos outros para vantagens pessoais. Não faz um registo dos erros, mas lança um benévolo véu sobre uma multidão de ofensas e insultos. O amor retribui toda a descortesia com bondade, e ora pelos seus pretensos assassinos. O amor pensa sempre nos outros, valorizando-os mais do que o ego.

     Porém o amor pode ser firme. Deus castiga aqueles a quem ama. O amor não pode sancionar o pecado porque o pecado é nocivo e destrutivo, e o amor deseja proteger os seus objectos do prejuízo e da destruição.

     A maior manifestação do amor de Deus foi a dádiva do Seu Filho amado para morrer por nós na cruz do Calvário.

Quem Teu amor pode medir, ó Deus,
Amor que esmagou o Seu Tesouro pelos Seus,
Aquele em quem estava todo o Teu prazer,
Cristo, o Filho do Teu amor, o perfeito Ser?
 

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário