Esquecimento dos pecados

william_macdonald.jpg     “E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades” (Heb. 10:17).

     A capacidade de Deus esquecer os pecados que foram cobertos pelo sangue de Cristo é uma das verdades mais satisfatórias para a alma nas Escrituras.

     É uma enorme maravilha quando lemos: "Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" (Salmo 103:12). É uma coisa maravilhosa podermos dizer com Ezequias, "lançaste para trás das Tuas costas todos os meus pecados" (Isaías 38:17). Ficamos aturdidos quando ouvimos o Senhor dizer: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem" (Isaías 44:22). Mas é ainda mais maravilhoso quando lemos: "[Eu] lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados" (Jeremias 31:34).

     Quando confessamos os nossos pecados, Ele não somente perdoa, como Se esquece instantaneamente. Nós não distorcemos a verdade quando dizemos que Ele sepulta imediatamente os nossos pecados no mar do Seu esquecimento. Isto é ilustrado pela experiência de um crente que estava a ter uma tremenda luta com um pecado que o afligia constantemente. Num momento de fraqueza, ele cedeu à tentação. Precipitando-se para a presença do Senhor, disse: "Senhor, eu fiz aquilo de novo." Então ele pensou ter ouvido o Senhor, dizer: "O que é que fizeste de novo?" O ponto, naturalmente, é que naquela fracção de segundo após a confissão, Deus já se tinha esquecido.

     O facto de o Deus omnisciente se poder esquecer é um paradoxo aprazível. Por um lado, Ele sabe tudo. Ele conta as estrelas e atribui um nome a cada uma. Ele numera as nossas vagueações e toma nota das nossas lágrimas. Ele assinala a queda de um passarinho. Ele conta os cabelos da nossa cabeça. E, no entanto esquece-Se dos pecados que foram confessados e abandonados. David Seamands disse: "Eu não sei como é que a omnisciência divina Se pode esquecer, mas eu sei que Se esquece."

     Eis um ponto final! Foi bem dito que quando Deus perdoa e esquece, Ele coloca um cartaz que diz, "Proibido Pescar." É-me proibido pescar os meus próprios pecados do passado, ou os pecados dos outros, de que Deus se esqueceu. A este respeito, devemos ter uma memória fraca e uma boa capacidade de esquecimento.
 

 
William MacDonald
One Day at a Time

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário