A liberdade do crente

william_macdonald.jpg     “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” (Gál. 5:13).
 

     A liberdade do filho de Deus é um dos seus bens inestimáveis. Tornado livre pelo Filho, ele é verdadeiramente livre. Mas ele é chamado à liberdade responsável, não à licenciosidade.

     As crianças querem ser livres das restrições de casa. Os jovens querem ser livres da disciplina do estudo. Os adultos querem ser livres dos seus votos de casamento. Outros ainda rebelam-se por estarem confinados a um emprego normal. Mas não é a estas liberdades que somos chamados.

     As estrelas não são livres de sair das suas órbitas e vaguearem pelo espaço. Um comboio não é livre para deixar os carris e serpentear o campo. Um avião não é livre para deixar a rota que lhe foi atribuída; a sua segurança depende do piloto obedecer aos regulamentos.

     Jowett comenta, "Não há reino onde os transgressores sejam livres. Qualquer que seja a senda que queiramos enveredar, temos de aceitar a escravidão, se quisermos descobrir a liberdade. Um músico tem de respeitar as leis da harmonia se quiser exultar no seu mundo encantador. Um construtor tem de se colocar sob o cativeiro da lei da gravidade, ou não será uma casa que surge, mas uma pilha de entulho. Qual o tipo de liberdade que goza um homem que constantemente desafia as leis da saúde? Em todos estes reinos infringir é ser prejudicado, respeitar é ser livre."

     É verdade que o crente está livre da lei (Romanos 7:3), mas isso não significa que ele esteja sem lei. Ele agora está preso à lei de Cristo, preso por cordas de amor, e empenhado em obedecer aos numerosos mandamentos que são encontradas no Novo Testamento.

     O crente está livre do pecado como amo (Rm 6:7, 18, 22), mas apenas para se tornar servo de Deus e da justiça.

     O crente está livre de todos os homens (1 Coríntios. 9:19), a fim de tornar-se servo de todos, para poder ganhar mais.

     Mas ele não está livre para usar sua liberdade como pretexto para o mal (1 Ped. 2:16). Ele não está livre para saciar a carne (Gl 5:13). Ele não está livre para fazer tropeçar ou ofender uma pessoa (1 Coríntios. 8:9). Ele não está livre para trazer desonra ao Nome do Senhor Jesus (Romanos 2:23, 24). Ele não está livre para amar o mundo (1 João 2:15-17). Ele não está livre para entristecer o Espírito Santo que habita nele (1 Coríntios. 6:19).

     O homem não encontrar satisfação ou de descanso fazendo as suas próprias coisas. Ele encontra-os apenas tomando o jugo de Cristo e aprendendo d’Ele. "O Seu serviço é a perfeita liberdade." 

William MacDonald
One Day at a Time



 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário