Legado à próxima geração: Orientação

Legado
 
“Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
 
     O dom da sua orientação: Deus podia ter tornado as crianças completamente auto-suficientes, ao deixarem a barriga das suas mães, mas não o fez. Elas necessitam de nós.

     As crianças necessitam desesperadamente dos adultos para orientação. Elas precisam de direcção e de assistência daqueles de nós que já passámos pelo caminho. A Bíblia diz, “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

     Se o leitor fizesse uma caminhada pelos Alpes Suíços, seria muito mais fácil, menos perigoso, e mais satisfatório se tivesse um guia experimentado a conduzi-lo. Ele mostrar-lhe-ia pormenores que normalmente não se aperceberia e avisá-lo-ia sobre as partes difíceis da sua caminhada. É disto que cada criança precisa.

     As crianças também precisam de aprender com os seus erros e o seu passado de sofrimento. Elas podem aprender com as próprias experiências delas, mas também podem evitar uma série de sofrimentos desnecessários aprendendo com as experiências dos adultos. É mais sábio e mais rápido aprender com as experiências dos outros. É mais sábio e mais rápido aprender com as experiências dos outros. Deus nunca quer que o leitor desperdice os seus erros e mágoas. Ele quer que o leitor use isso para ajudar outros. Quando o leitor vê outros a descerem um caminho que sabe pessoalmente tratar-se de um caminho que termina em morte, erga a voz! É um ato de amor fazê-lo.

     Mesmo que o leitor não seja pai, as crianças necessitam de si nas suas vidas, e o leitor necessita delas! As crianças ensinam-nos a pensar nos outros e a sermos menos egocênctricos. O leitor ensina-as, mas elas também o ensinarão de muitas formas. Por exemplo, o leitor pode ensinar-lhes domínio próprio e elas podem ensinar-lhe espontaneidade e criatividade. Haverá presentemente alguma criança na sua vida que esteja a ajudar?
- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
O que condena alguém ao Inferno?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de outubro de 2020

José Carvalho
Abraão como filho e pai

Tema abordado por José Carvalho em 18 de outubro de 2020

Carlos Oliveira
Mito ou verdade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:15 em 21 de outubro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário