Legado à próxima geração: Aceitação

Legado

 
     “E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em Meu nome, recebe-Me a Mim; e qualquer que Me recebe a Mim, recebe o que Me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande” (Lucas 9:48).
 
     Com o decorrer dos anos tenho notado quatro dons comuns que necessitamos de entregar à próxima geração: A nossa presença, a nossa aceitação, a nossa orientação e a nossa correcção.

     O dom da sua aceitação: Toda a gente almeja a aceitação. Parece que nós nunca temos o suficiente. Quando damos aos nossos filhos a oportunidade de eles serem eles próprios e de se tornarem no que Deus — não nós — quer que sejam, estamos a deixar-lhes um grande legado. O ambiente recetivo da aceitação é a atmosfera onde as crianças florescem. Jesus disse: “Qualquer que receber este menino em Meu nome, recebe-Me a Mim” (Lucas 9:48).

     Mesmo apesar deles serem seus filhos, a aceitação nunca é automática. Devemos ser intencionais na oferta da mesma e contínuos na sua manifestação. Uma das ocasiões mais importantes é quando eles fazem algo que nos embaraça publicamente. Nesse momento, nós temos uma escolha: Preocupar-nos-emos mais com o que os outros veem em nós ou com os sentimentos do nosso filho? Todos nós temos visto pais embaraçados em lojas, a irarem-se, a terem palavras depreciativas com filhos que não tinham consciência do que estavam a fazer.

     Um estudo de pesquisa muitas vezes citado observou que o único maior fator que determina se uma criança tem sucesso na vida ou falha é a presença e a aceitação de um adulto que se preocupa com a sua vida. A descoberta assombrosa foi que não tem de ser um pai! Somente tem de ser alguém que ofereça amor, aceitação, e orientação espiritual.
 
- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
O que condena alguém ao Inferno?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de outubro de 2020

José Carvalho
Abraão como filho e pai

Tema abordado por José Carvalho em 18 de outubro de 2020

Carlos Oliveira
Mito ou verdade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:15 em 21 de outubro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário