Os servos mantêm-se discretos

Servir com humildade é o segredo

 
“… sede todos sujeitos (ou, sirvam-se) uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pedro 5:5).
 
     Os verdadeiros servos mantêm-se discretos. Os servos não se promovem nem chamam a atenção para si mesmos. Em vez de agirem para impressionar e de se ataviarem para o êxito, eles “colocam o avental da humildade", para servirem os outros (1 Ped. 5:5).

     Se são reconhecidos pelos seus serviços, aceitam isso humildemente mas não permitem que a notoriedade os distraia da sua obra. Paulo revelou uma espécie de serviço que parece ser espiritual mas é realmente apenas um fingimento, uma exibição, um acto para chamar a atenção. Ele chamou-o  de "servir à vista", "na aparência" - servindo para impressionar as pessoas com o quão "espirituais" nós somos (Efésios 6:6; Colossenses 3:22)

     Foi este o pecado dos Fariseus. Eles ajudavam os outros, ofertavam, e até oravam, exibindo-se diante dos outros. Jesus odiava esta atitude e avisou, “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles: aliás não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 6:1).

     A auto-promoção e o espírito de serviço não se misturam. Os verdadeiros servos não servem para obter a aprovação ou o aplauso dos outros. Vivem para uma audiência de Um. Como Paulo disse, “Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10).

     O leitor não encontrará muitos servos autênticos à luz da ribalta; de facto, eles evitá-la-ão sempre que possível. Eles ficam contentes por servir tranquilamente nas sombras.

     José é um grande exemplo. Ele não chamava a atenção para si, mas serviu tranquilamente Potífar, depois o seu carcereiro, a seguir, o padeiro e o copeiro de faraó, e Deus abençoou essa atitude. Quando faraó o promoveu à proeminência, José continuou a manter um coração de servo, mesmo com os seus irmãos, que o tinham traído.

     Infelizmente, muitos líderes hoje começam como servos mas acabam como celebridades. Tornam-se dependentes da atenção, inconscientes que estar sempre à luz da ribalta cega.

     O leitor pode estar a servir na obscuridade em algum lugar pequeno, sentindo-se desconhecido e desconsiderado. Escute: Deus colocou-o onde está com um propósito! Ele tem contados todos os cabelos da sua cabeça e sabe a sua morada.
 
- R. W.

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 23 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário