Meça-se a si mesmo

Warren W. Wiersbe

   
 
Leitura: Salmo 37:1-4

     O Salmo 37 começa com uma admoestação pessoal e prática: Não ficar irritado. Como é que acalmamos um espírito irritado e trazemos paz a um coração atribulado? “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que obram a iniquidade” (v. 1). Porque é que invejamos os ímpios? Parece que eles prosperam; parecem muito felizes. Mas o que é que eles têm que nós precisamos? Em Deus temos tudo quanto necessitamos. Sempre que nos indignemos, provavelmente isso deve-se a estarmo-nos a medir com os outros. É completamente errado fazer isso. Em vez disso, meça-se a si mesmo. Não está a competir com os outros; está a competir consigo mesmo. Meça-se também em relação ao Senhor Jesus Cristo, porque Ele é Aquele a Quem se deve assemelhar: “à medida da estatura completa de Cristo” (Efé. 4:13).
 

     David lembra-nos: “Porque cedo [os ímpios] serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faz o bem” (vs. 2,3). Quando fixa os seus olhos no Senhor e confia n’Ele e obedece-Lhe, esse espírito irritado e preocupado acalma, e a paz entra no seu coração. Sempre que deixo de confiar no Senhor para as minhas necessidades e para a Sua ajuda, o meu coração torna-se pesaroso e sobrecarregado, e então torno-me irritado e preocupado. Portanto “Confia no Senhor e faz o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado” (v. 3). Deus cuida dos Seus.

     Nós encontramos uma Terceira admoestação. “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (v. 4). Quando nos deleitamos no Senhor, aprendemos a apreciar as delícias do Senhor. Os nossos desejos tornam-se nos Seus desejos, e nós oramos e vivemos na Sua vontade.

     Não se irrite hoje. Olhe para o Senhor em fé, confie  e deleite-se n’Ele.

     Competir com outros e comparar-se a eles pode conduzir à irritação. Meça-se só a si mesmo e em relação a Jesus Cristo. Considere as suas necessidades. Haverá alguma que o Senhor possa providenciar? Coloque a sua confiança na Sua provisão. Ele é fiel.

Warren W. Wiersbe
Oração , Louvor e Promessas

Sermões e Estudos

David Gomes
Zaqueu - sua estatura improvável

Tema abordado por David Gomes em 02 de agosto de 2020

Carlos Oliveira
A Ressurreição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de julho de 2020

Alberto Veríssimo
As duas multidões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 26 de julho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:10,11 em 29 de julho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário