Três níveis

 

Warren W. Wiersbe

 

     Leitura: Salmo 32:8-11

     Sabe que há três níveis em que Deus pode tratar consigo? Tem de decidir se quer que Ele o trate como uma coisa, como um animal ou como um de Seus filhos. Deus teve que tratar David como uma coisa (uma esponja), e a Sua mão foi pesada sobre ele (vs. 3,4). David estava a rebelar-se. Ele não estava a atuar como filho de Deus. Em vez de confessar o seu pecado, ele estava a encobri-lo. Mas a Bíblia diz, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará …” (Prov. 28:13). Portanto Deus teve que tratar David como uma coisa. Ele pôs a Sua mão sobre David e começou a espremer toda a sua vida. David finalmente acordou e confessou o seu pecado.
 

     Deus também teve que tratar David como um animal. Ele avisa-nos, “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti” (v. 9). David tinha atuado como um cavalo – impulsivamente, ele foi impetuoso e pecou. E depois tornou-se teimoso como uma mula e não quis confessar o seu pecado. Portanto Deus tratou-o como se fosse um animal.

     Mas Deus quer tratar-nos como filhos. “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos” (v. 8). Ele não quer controlar-nos com cabrestos e freios, embora por vezes Ele tenha de o fazer. Por vezes Ele tem de enviar-nos uma doença ou uma contrariedade ou um acidente a fim de quebrar as nossas vontades. Ele diz, “Eu antes quero guiar-te com os Meus olhos, antes quero instruir-te.” Nós podemos instruir um cavalo ou uma mula até um certo ponto – mas não como se pode fazer com um filho. Decida hoje: Quer que Deus o trate como uma coisa porque se está a rebelar ou como um animal porque é teimoso? Ou quer permitir que Ele o guie como Seu filho? Oh, como Ele o ama tanto! Ele quer operar em si e por si e para si para contemplá-lo com o melhor.

     Deus ama-o e quer guiá-lo como Seu filho. O modo como vive decidirá se Ele pode, ou não, fazê-lo. A rebelião e o pecado não confessados na sua vida mudarão a forma como Ele opera em si. Está a viver como filho de Deus? Decida agora em que nível quer que Ele o trate. 

Warren W. Wiersbe
Oração, Louvor e Promessas

Sermões e Estudos

Carlos M. Oliveira
A tragédia dos incêndios

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2020

David Gomes
Zaqueu - sua estatura improvável

Tema abordado por David Gomes em 02 de agosto de 2020

Carlos Oliveira
A Ressurreição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de julho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:11 em 05 de agosto de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário