Preocupar, porquê?

 

Warren W. Wiersbe

 

     Jesus disse que a preocupação é pecaminosa. Nós podemos dignificar a preocupação chamando-lhe outro nome – inquietação, angústia, uma cruz para carregar – mas os resultados ainda são os mesmos. Em vez de nos ajudar a viver mais tempo, a ansiedade só encurta a vida.

     “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida” (Mateus 6:25). As palavras Gregas traduzidas por “não andeis cuidadosos” significam literalmente “não ser puxado em diferentes direcções.” A preocupação separa-nos. Até o homem interferir, tudo na natureza opera conjuntamente, porque tudo na natureza confia em Deus. Contudo o homem é separado porque tenta viver a sua própria vida dependendo da prosperidade material.
 

     Deus alimenta as aves e veste os lírios. Ele alimenta-nos e veste-nos. É a nossa “pouca fé” que O impede de operar como gostaria. Ele tem grandes bênçãos para nós se tão-somente nos rendermos a Ele e vivermos para as riquezas que perduram para sempre.

     A preocupação com o amanhã não nos ajuda nem amanhã nem hoje. Se nos despoja de alguma coisa, rouba-nos a nossa eficácia hoje – o que significa que seremos menos eficazes amanhã. Alguém disse que a pessoa média crucifica-se entre dois ladrões: as lamentações de ontem e as preocupações de amanhã. É correcto planear para o futuro, mas é pecado preocupar com o futuro e permitir que o amanhã roube a hoje as suas bênçãos.

     Se tivermos fé no nosso Pai e O colocarmos em primeiro lugar, Ele satisfará as nossas necessidades.

Versículo para acção: “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

Outras Escrituras: Salmo 37:5; 55:22; Mateus 6:25-34; 1 Pedro 5:6,7.

Tarefa de acção: Tenha um diálogo com um amigo ou com um membro da sua família sobre a preocupação. Fale sobre o que aprendeu aqui. Talvez termine a conversa com oração, com ambos a entregarem as suas preocupações ao Senhor.

A Time To Be Renewed
(Um Tempo Para Ser Renovado)
Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

David Gomes
Zaqueu - sua estatura improvável

Tema abordado por David Gomes em 02 de agosto de 2020

Carlos Oliveira
A Ressurreição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de julho de 2020

Alberto Veríssimo
As duas multidões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 26 de julho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:10,11 em 29 de julho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário