O que me torna grande amigo?

Jesus é o melhor Amigo. Ele pode confiar em ti?    
 
«Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem Ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho» (João 19.26).

      Quem é o teu melhor amigo? Pensa por uns momentos na razão porque gostas de estar perto dessa pessoa. Partilham interesses comuns? Podes falar de bagatelas sem receares ser descomposto pelo que dizes? Podes confiar a esse amigo os teus segredos? Ajudam-se quando as coisas estão difíceis?
 
     Durante os anos que o Senhor Jesus andou na Terra, Ele teve um grande amigo. Esse amigo foi João, um dos doze discípulos e autor de um dos 4 Evangelhos. Se fores como eu, o pensamento do Senhor Jesus ter podido ter tido a necessidade dum grande amigo parece um pouco estranho. Mas porque Ele participou da nossa humanidade, teve a mesma necessidade que temos de ter amigos especiais.

      Porque é que João foi escolhido como o Seu melhor amigo? Nós sabemos que João confiava suficientemente no Senhor Jesus para Lhe devotar a vida. E sabemos que João estava tão comprometido em incidir os holofotes sobre Cristo que nem sequer usou o seu próprio nome no seu Evangelho. Ele referia-se a si apenas como o discípulo «a quem Jesus amava» (13.23).

      No entanto há uma outra razão que escutei, em tempos, num sermão. Ouvi nessa mensagem que o segredo residia no facto do Senhor Jesus poder confiar em João.

1.  O Senhor Jesus confiou em João para que este escrevesse a Sua história. João era detentor de muita informação íntima que o Senhor Jesus sabia que ele podia comunicar com rigor.

2.  O Senhor Jesus confiou em João o Seu amor. Eles desfrutaram dum relacionamento íntimo.

3.  Na leitura bíblica de hoje aprendemos que o Senhor Jesus confiou a João a Sua própria mãe. A quem confiaríamos a nossa mãe?

      Assim, a questão que precisamos de colocar a nós mesmos não é, “Confio eu no Senhor Jesus?” mas, “Pode o Senhor Jesus confiar em mim?” Poderá Ele confiar-me a comunicação da verdade a Seu respeito? Poderei andar intimamente com Ele e cuidar daqueles que Ele ama?

REFLEXÃO

•    Que qualidades espero encontrar num amigo? O que é que torna alguns amigos mais especiais do que outros?

•    Eu penso no meu relacionamento com Cristo como uma amizade? Porquê? O que é que impede e o que é que ajuda nesse relacionamento?

•    O Senhor Jesus pode confiar em mim?
 
 Os amigos do Senhor Jesus são as pessoas em quem Ele pode confiar.

Sermões e Estudos

Alberto Veríssimo
Desistir? Nunca! Retroceder ? Jamais!

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 28 de junho de 2020

Carlos Oliveira
Porquê Jesus?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2020

David Gomes
Hábitos de Jesus I

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:9 em 01 de julho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário