Resultados instantâneos

William MacDonald

 

«Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás» (Eclesiastes 11.1).

      O pão aqui usado é provavelmente figurativo do grão do qual é feito. No Egipto, a semente era semeada em áreas inundadas. Quando as águas baixavam, os cereais brotavam. Mas isso não acontecia imediatamente. A ceifa vinha «após muitos dias».
 
     Hoje nós vivemos numa sociedade «instantânea», e nós queremos resultados instantâneos. Temos puré de batata instantâneo, chá, café e cacau instantâneos, sopa instantânea, e flocos de aveia instantâneos. Também temos crédito bancário instantâneo e replays instantâneos na TV.

      Todavia, na vida e serviço Cristãos isso não é assim. As nossas benevolências não são recompensadas de imediato. As nossas orações não são sempre respondidas na hora. E o nosso serviço normalmente não produz resultados imediatos.

      A Bíblia usa frequentemente o ciclo agrícola para ilustrar o serviço espiritual. «Um Semeador saiu a semear ...». «Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento». «Primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga». É um processo gradual durante um período de tempo alargado. A erva cresce mais depressa que um carvalho, mas ainda assim leva o seu tempo.

      Por conseguinte, esperar resultados instantâneos das nossas boas acções é irrealistico. Esperar respostas imediatas à oração é imaturo. Pressionar uma pessoa que ouve o Evangelho pela primeira vez a tomar a decisão certa é imprudente. Decerto que a experiência normal é dar, orar e servir incansavelmente durante um prolongado período de tempo. Faz assim com a confiança de que o seu trabalho não é vão, no Senhor. Depois de algum tempo, vê resultados, não os suficientes para insuflarem o seu orgulho, mas os bastantes para o encorajarem a prosseguir. Os resultados plenos não serão  conhecidos antes de chegarmos ao Céu - que é - afinal, o lugar melhor e mais seguro para ver o fruto dos nossos labores.
 
William MacDonald
One Day at a Time
(Um Dia de Cada Vez)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Aviso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 16 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário