Um Teste à Fé

joni_eareckson_tada.jpg     «Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único»  (Gen. 22:12).

     Abraão, com o seu coração e mãos a tremer, estava preparado para oferecer o filho. “Pára!”, veio a voz do céu. Mas porque é que Deus disse, «agora sei que temes a Deus»?

     Deus já sabia o que estava no coração de Abraão; Ele conhece os corações de todos os homens (I Reis 8:39). Se Deus conhecia o patriarca o teste teria sido vencido antes de Abraão pegar no cutelo, porque colocar então o velho homem à prova? Simples: Deus não tinha falta de informação sobre Abraão, mas Abraão pode ter tido falta de informação sobre si mesmo.

     É por isso que Deus testa a fé. Não para que Ele possa conhecer o que está em nós, mas para nós podermos conhecer. Nós dizemos que amamos Deus, que Ele está em primeiro lugar nas nossas vidas, que os nossos interesses estão centralizados n’Ele, que confiamos n’Ele e Lhe obedecemos. Mas facilmente enganamo-nos a nós mesmos, a menos que o amor a Deus seja frequentemente posto à prova. Deus quer que conheçamos a realidade e autenticidade da nossa preferência e inclinação por Ele. Não meramente através de palavras (é fácil dizer palavras) mas por meio de uma obediência decidida e enérgica. Um teste à fé obriga-nos a perguntar, “Eu amo a Deus? Eu prefiro-O?” Um teste à fé revela o recheio das nossas almas, o que vai nelas.

     Um dos perigos da vida cristã é nós vivermos no campo da imaginação demasiadas vezes. Imaginamos que somos pessoas de oração e discípulos que obedecem, mas sê-lo-emos de facto? O que cremos deve ser vivido na realidade. Hoje terás pela frente muitas escolhas, muitas oportunidades para mostrares a Deus, pela tua obediência, que tu O preferes. As tribulações são o melhor modo, a única forma, de colocar à prova o nosso amor a Deus. Então a nossa fé torna-se real.

- Joni Eareckson Tada

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário