Como estudar a Bíblia: O teste da prioridade

Max Lucado

 

     Em que medida este ponto é vital para o objetivo da Bíblia?

     Algumas seções das Escrituras possuem mais relevância persuasiva para a condição humana do que outras. Preste atenção às palavras de Paulo:

     “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas, e depois aos doze” (1 Coríntios 15:3-5).

     Paulo afirma que há algumas verdades que são “mais importantes”. Ele então descreve essas verdades como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

     A Bíblia não é uma paisagem plana sem picos e montanhas. Ela tem grande variedade de contornos e geografia. Apesar de todas as palavras da Bíblia serem importantes, nem todas as palavras são igualmente importantes. Apesar de todo o texto contribuir para o todo, nem todo o texto tem peso igual.

     Por exemplo, o mesmo apóstolo Paulo discursou a respeito da ressurreição de Cristo e das jóias das mulheres. Os temas possuem a mesma importância? Absolutamente, não. Podemos discordar a respeito de roupas, mas discordar a respeito da Ressurreição pode ser fatal.

     Isso significa que a Bíblia possui partes sem valor? Não. Apenas significa que algumas têm mais valor do que outras. Imagine que eu pegue em três moedas: 20 cêntimos, 10 cêntimos e 5 cêntimos. Qual das moedas tem maior valor? A de 20 cêntimos. Isso significa que a de 10 cêntimos e a de 5 cêntimos não são importantes? Claro que não. Elas simplesmente têm valores diferentes.

     O estudante sábio da Bíblia sabe que versículos são versículos de 20 cêntimos e que versículos são de 5 cêntimos. O bom estudante dá mais importância aos mais importantes e menos importância aos menos importantes.

     Jesus criticou os líderes religiosos da Sua época por não fazerem isto.

     "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis fazer estas coisas, sem omitir aquelas" (Mateus 23:23).

     É possível entender a Bíblia e deixar passar a sua mensagem central? Absolutamente. Foi exatamente isso que Jesus quis dizer quando disse, "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. Contudo não quereis vir a Mim para terdes vida" (João 5:39, 40).

     Avalie o ensinamento com o teste da prioridade e não cometerá o mesmo erro.

Max Lucado
Texto original extraído do site www.maxlucado.com

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário