Como estudar a Bíblia: O teste da prioridade
Em que medida este ponto é vital para o objetivo da Bíblia?
Algumas seções das Escrituras possuem mais relevância persuasiva para a condição humana do que outras. Preste atenção às palavras de Paulo:
“Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas, e depois aos doze” (1 Coríntios 15:3-5).
Paulo afirma que há algumas verdades que são “mais importantes”. Ele então descreve essas verdades como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.
A Bíblia não é uma paisagem plana sem picos e montanhas. Ela tem grande variedade de contornos e geografia. Apesar de todas as palavras da Bíblia serem importantes, nem todas as palavras são igualmente importantes. Apesar de todo o texto contribuir para o todo, nem todo o texto tem peso igual.
Por exemplo, o mesmo apóstolo Paulo discursou a respeito da ressurreição de Cristo e das jóias das mulheres. Os temas possuem a mesma importância? Absolutamente, não. Podemos discordar a respeito de roupas, mas discordar a respeito da Ressurreição pode ser fatal.
Isso significa que a Bíblia possui partes sem valor? Não. Apenas significa que algumas têm mais valor do que outras. Imagine que eu pegue em três moedas: 20 cêntimos, 10 cêntimos e 5 cêntimos. Qual das moedas tem maior valor? A de 20 cêntimos. Isso significa que a de 10 cêntimos e a de 5 cêntimos não são importantes? Claro que não. Elas simplesmente têm valores diferentes.
O estudante sábio da Bíblia sabe que versículos são versículos de 20 cêntimos e que versículos são de 5 cêntimos. O bom estudante dá mais importância aos mais importantes e menos importância aos menos importantes.
Jesus criticou os líderes religiosos da Sua época por não fazerem isto.
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis fazer estas coisas, sem omitir aquelas" (Mateus 23:23).
É possível entender a Bíblia e deixar passar a sua mensagem central? Absolutamente. Foi exatamente isso que Jesus quis dizer quando disse, "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. Contudo não quereis vir a Mim para terdes vida" (João 5:39, 40).
Avalie o ensinamento com o teste da prioridade e não cometerá o mesmo erro.
Texto original extraído do site www.maxlucado.com