Saber que vamos, sem saber onde
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu sem saber para onde ia. – Hebreus 11:8
Houve momentos (muitos segundo a minha mulher, Jenny!) em que decidimos ir jantar fora, entrámos no carro e começámos a conduzir em busca de um sítio para comer. Uma hora depois – ainda estávamos a conduzir, conrinuando à procura. Sei que vou (jantar), mas sem saber onde.
Já não fazemos viagens para “jantares deambulantes”, pois a Jenny aprendeu ao longo dos anos a exigir que eu decida onde vamos antes de sair de casa. Mas, ao refletir sobre isto, a ideia de saber que vou, sem saber para onde, faz-me lembrar a viagem do seguidor de Cristo.
Quando respondemos a Cristo pela fé, iniciamos uma viagem. Somos chamados a segui-Lo. Mas as circunstâncias e as experiências da vida estão sempre a mudar e os desvios ao longo do caminho são uma ocorrência rotineira. Assim, enfrentamos a nossa viagem um dia de cada vez, confiando que sabemos que vamos (confiando em Cristo), mesmo quando não conseguimos ver claramente onde vamos. A fé torna esta viagem possível e valiosa.
A história da vida de Abraão, que se encontra no livro do Génesis do Antigo Testamento, é reconfortante para mim porque ele modelou esta viagem de fé - para a qual, de uma forma ou de outra, Deus nos está a chamar a todos. Deus chamou Abraão para deixar a sua casa e tudo o que lhe era familiar para ir para uma terra e um povo que não conhecia. Sabia que ia, embora não soubesse onde. A sua vida foi uma viagem cheia de altos e baixos, decisões sábias e erradas, vitórias e fracassos. No entanto, no final, as Escrituras declaram: “… Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”.
Hoje, podes sentir que andas a vaguear. Podes não ter ideia de onde vais. Sê obediente. Continua a seguir a Cristo. Conforta-te no facto de que Deus te sustenta a ti e a este dia. Nas mãos d’Ele estás seguro.
APROFUNDANDO:
1.De que forma a incerteza sobre o teu futuro pode realmente ajudar a construir a tua relação com Deus?
2.De acordo com as Escrituras, somos apenas estrangeiros neste mundo. Como é que esse conhecimento deve fazer a diferença na forma como vives a tua vida?
LEITURA COMPLEMENTAR:
1 Pedro 2:11; Filipenses 3:20; Romanos 4; Hebreus 11
Por Jim Liebelt



