Tu és responsável pelo que preenche a tua mente
“O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia [ou, lixo].” Provérbios 15:14
As nossas mentes controlam tudo o mais sobre nós. Os nossos pensamentos influenciam os nossos sentimentos. E os nossos sentimentos impactam as nossas ações.
O que pensas importa, porque tudo começa na mente. Para seres uma pessoa responsável, precisas de controlar os teus pensamentos.
Mas deixa-me aliviar-te de uma falsa culpa: tu não és responsável por cada pensamento perdido que passa pela tua mente. Pensamentos dispersos entram na nossa mente por vários motivos, como conversas que ouves por acidente, coisas que vês ou coisas que o Diabo coloca na tua mente.
Tu és responsável sobre como lidas com esses pensamentos perdidos. Martinho Lutero disse assim: “Tu não podes evitar que os pássaros voem sobre a tua cabeça, mas podes evitar que façam ninhos nos teus cabelos”.
Deus responsabilizar-te-á por aquilo que permites entrar na tua mente.
Fico impressionado com o que algumas pessoas veem – sem falar no que deixam os seus filhos ver. Muitos seguidores do Senhor passam o tempo a ver programas de TV e a ouvir podcasts que não têm absolutamente nenhum valor moral, emocional ou educativo. Pagam um bom dinheiro para ver o comportamento desviante como entretenimento. Pessoas que veem esses programas já me disseram: “Quando vejo esse tipo de coisas, estas simplesmente não me perturbam. Tal não me incomoda. Tal não me afeta.”
Mas isso não é verdade!
Cientistas fizeram estudo após estudo que dizem que tu nunca esqueces realmente nenhuma cena que vês. Mesmo que não te lembres conscientemente da cena, essa imagem voltará à tua mente – em cores vivas – quando alguma outra coisa estimular o pensamento.
Por outras palavras, “Entra lixo, sai lixo”. O que colocas na tua mente inevitavelmente dará frutos no teu comportamento e nas tuas crenças. Na verdade, quando o entretenimento medíocre não te incomoda mais, é um sinal de alerta de que já ultrapassaste o limite.
Um dos maiores truques de Satanás para te atrair para estilos de vida pecaminosos é a comédia. É por isso que na TV ou no cinema o comportamento desviante geralmente começa com uma situação cómica. Se Satanás te consegue fazer rir de algo que é pecaminoso, então já perdeste a batalha.
O pecado não não tem piada. O pecado colocou o Senhor Jesus na cruz.
Provérbios 15:14 diz: “O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia [ou, lixo].”
Estás faminto por mais conhecimento de Deus ou estás contente em manter uma dieta constante de entretenimento que mina o teu coração? Tu tens o poder de decidir o que alimenta a tua mente.
REFLEXÃO
- Qual a forma mediática que te tenta mais?
- Quem pode responsabilizar-te pelo que vês e ouves?
- De que formas práticas podes ajudar a ensinar esses princípios aos teus filhos?
- R.W.



