Um aviso e uma escapatória
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13
Leitura Recomendada: 1 Coríntios 10:5-13
O apóstolo Paulo alertou os coríntios sobre o perigo de cederem à tentação. O deserto estava repleto de corpos de israelitas que tinham ignorado as advertências de Deus (1 Coríntios 10:5).
Na sua jornada para a Terra Prometida, os hebreus envolveram-se em imoralidade, idolatria e murmuração; e muitos foram julgados. Estas figuras do passado de Israel “estão escritas para aviso nosso” – como advertências sobre os perigos da tentação (1 Coríntios 10:11). “Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia”, advertiu Paulo (versículo 12). Mas com este aviso surgiu uma forma de fuga. Paulo escreveu que Deus nunca permitirá que sejamos tentados além do que somos capazes de suportar – pois Ele fornece sempre uma “via de escape”. Porém, devemos seguir o caminho que Deus provê.
Primeira Coríntios 10:13 não é apenas um versículo de consolo, mas também um versículo de advertência. Deixar de resistir à tentação na força de Cristo é ignorar a advertência de Deus sobre as consequências do pecado.
- David Jeremiah
O melhor dos santos pode ser tentado pelo pior dos pecados. - Mathew Henry



