Não tens necessidade de viver com culpa
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13
Deus está sempre pronto para te dar outra oportunidade. Esta é uma peça fundamental do Cristianismo. Todos nós fomos irresponsáveis. Todos nós estragámos tudo. A Bíblia diz-nos: (Eclesiastes 7:20).
Tu não foste feito para passares a vida sentindo-te culpado por todas as maneiras pelas quais foste irresponsável. A culpa destrói a tua confiança, prejudica os teus relacionamentos, mantém-te preso ao passado e até prejudica a tua saúde. Li um relatório, há alguns anos, que dizia que 70% das pessoas hospitalizadas poderiam ir embora se soubessem como resolver a sua culpa.
Deus quer muito melhor para a tua vida do que isso. Tu não queres viver com culpa. E eis aqui uma verdade importante que deves sempre manter: não tens necessidade disso.
Pelo contrário, Deus quer que vivas com um senso de promessa e esperança. Ele até pode trazer benefícios às decisões tolas que tomaste, se Lhe entregares a Ele essas falhas.
Como o fazes?
Admite diante de Deus que cometeste um erro. Tal não O surpreende. E isso não mudará a percepção que Ele tem de ti. Ao dares esse passo, eis o que podes esperar d’Ele:
Deus perdoa instantaneamente. No exato momento em que admites o teu pecado para com Deus, ele perdoa-te.
Deus perdoa gratuitamente. Não precisas de o merecer e nunca o merecerás.
Deus perdoa completamente. Ele elimina completamente o teu pecado.
A Bíblia promete que “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13).
Se estiveres atolado em culpa e vergonha, provavelmente perpetuarás qualquer problema que tenhas. Dirás a ti mesmo que estragaste tudo, então tu és mau. Uma vez que és mau, acreditas que vais estragar tudo de novo. É um ciclo desagradável do qual muitas vezes não conseguimos escapar – pelo menos não por nós mesmos.
Precisas de um poder que jaz além de ti mesmo. Precisas de um Salvador! Precisas de abandonar a tua culpa e viver na liberdade do perdão de Deus.
REFLEXÃO
- Como a culpa te afetou física, emocional, mental e espiritualmente?
- O que te impede de pedir perdão a Deus?
- Pelo que precisas de pedir perdão hoje?
- R.W.



