Não fazendo aceção de pessoas
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em aceção de pessoas.– Tiago 2:1
Conta-se a história de um homem que pediu a um ministro religioso que realizasse um serviço memorial em honra do seu cachorro de estimação. O ministro ficou indignado. “Não realizamos serviços memoriais em honra de cães mortos! Pode tentar outra igreja na mesma rua.” Ao se virar para ir embora, o homem disse: “Eu realmente amava aquele cachorro. Eu tencionava oferecer um presente memorial de um milhão de dólares pela realização do serviço.” O ministro respondeu: “Espere um minuto, nunca me disse que o seu cachorro era Cristão!”
Infelizmente, de uma forma ou de outra, todos nós fazemos isso. Quaisquer que sejam os fatores definidores: raça, denominação, opiniões políticas, género, classe económica ou interesses, muitas vezes categorizamos as pessoas como “dentro” ou “fora”. Essas categorizações são demonstradas quando temos favoritos. Eu sei que fui culpado de evitar alguém que precisa desesperadamente de um amigo, apenas para fazer amizade com outra pessoa porque ela parece ser “mais parecida comigo”. E muitas vezes, tal como o ministro da história, determinamos o envolvimento dos outros nas nossas vidas pelo facto de serem ou não úteis para nós.
Talvez todos precisemos de um bom lembrete de que ter favoritos é simplesmente errado. É verdade que não podemos ser os “melhores amigos” de todos. Tudo bem. No entanto, o Senhor chama-nos a amar o próximo como amamos a nós mesmos. O Novo Testamento está cheio de instruções que nos desafiam a evitar o favoritismo e a amar livremente os outros.
Outro lembrete importante: o Senhor disse que o mundo julgará se somos ou não verdadeiramente Seus seguidores pelo facto de demonstrarmos ou não amor genuíno uns pelos outros (João 13). O desafio de hoje é ir além das nossas zonas de conforto e demonstrar que somos verdadeiramente seguidores do Senhor, estendendo amor, graça e amizade aos outros – independentemente das nossas diferenças.
APROFUNDANDO:
1. Há alguém na tua vida que foi prejudicada por ti por “aceção de pessoas” - excluindo-o de um relacionamento, comunidade, ministério ou respeito? Precisas de buscar o perdão da pessoa? Toma as medidas apropriadas.
2. Que passos podes tomar para começar a incluir outras pessoas na tua vida/ministério que possam ser “diferentes” de ti?
LEITURA ADICIONAL:
João 13:34-35; 1 Timóteo 5:21; Tiago 2:1-13
Por Jim Liebelt



