Deixa que a tua dor te aproxime de Deus
“… fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperámos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não, confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou…” 2 Coríntios 1:8-10
Quando algo doloroso te acontece, tens uma escolha: podes correr para Deus ou podes fugir de Deus.
Se foges de Deus, para onde foges? Quem te poderia ajudar mais na tua dor do que Deus?
Nos anos que se seguiram à morte do meu filho, tive que escolher repetidas vezes correr para Deus. Na verdade, nesses anos passei mais tempo a sós com Deus do que em todos os anos anteriores da minha vida juntos. Porquê? A dor tem um jeito especial de te aproximar de Deus.
Como te aproximas de Deus quando estás com dor? A primeira coisa que fazes é dizeres-Lhe exatamente como te sentes. É o que fazes naturalmente quando vês um desastre como um furacão ou um terramoto e exclamas: “Oh meu Deus!”
Mesmo que exclames: “Oh Deus, eu não gosto disto. Eu estou danado. Estou aborrecido”, isso ainda é aproximares-te de Deus em oração. É denominada oração de lamento.
Tu precisas de aprender a adorar a Deus em todas as fases do luto. Por outras palavras, usas a oração para expressares choque, para descarregares a tua tristeza e para lutares contra as tuas emoções. Entregas a tua vida a Deus quando não sabes o caminho a seguir. Pedes a Deus que use a dor para o bem na tua vida. Não suprimes nenhuma emoção. Dizes a Deus exatamente o que estás a sentir e aproximas-te d’Ele.
Fazes o que Paulo fez em 2 Coríntios 1:8-10: “… fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperámos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não, confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou…”
Tenho visto muitas pessoas transformadas pelo processo de aprender a adorar, confiar e aproximar-se de Deus quando estão com dor. Aprenderam que Deus nunca está mais perto do que quando se está com o coração partido.
Não desperdices a tua dor. Deixa que esta faça com que te voltes para Deus, passes mais tempo com Ele e com a Sua Palavra, e te lembres das promessas que te faz.
REFLEXÃO
- Ao que ou a quem recorres com mais frequência quando passas por algo doloroso?
- Como a Palavra de Deus te ajuda com a tua dor?
- De que forma Deus pode transformar a tua dor em algo bom na tua vida ou na vida de outra pessoa? Como já O viste fazer isso na tua vida?
- R. W.