Aprende a relaxar nas tuas limitações
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” 2 Coríntios 4:7
Ficarás sempre desanimado ao tentares ser um super-herói e ao fazeres mais do que é humanamente possível. Precisas de uma visão mais realista de ti mesmo: não podes resolver os problemas de todos. Não podes estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Não podes fazer tudo o que desejas. Não podes gastar o dinheiro que não tens.
Precisas de aprender a relaxar nas tuas limitações. Sempre que viveres fora das limitações da tua vida, ficarás desanimado. É mais fácil preencheres a tua agenda do que cumpri-la. É sempre mais fácil entrar do que sair. É mais fácil fazer uma promessa do que cumprir uma promessa. É sempre mais fácil contrair dívidas do que sair das dívidas.
Frequentemente, os primeiros sinais de ultrapassares os limites aparecem no teu corpo. O apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 4:7: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” Por outras palavras, precisas de conhecer os teus limites. Precisas de reconhecer os teus sinais de alerta quando estiveres sobrecarregado e perceberes que és apenas o recipiente e que Deus é o poder.
Os nossos corpos são como vasos de barro – estamos todos um pouco rachados porque todos caímos aqui e ali. Mas Deus muitas vezes coloca os seus maiores dons nas pessoas mais fracas, e isso dá-nos a oportunidade de apontar para Ele e dizer: “Isto tem que ser Deus. Isto só poderia ter acontecido através do poder de Deus.”
Ao longo da história, Deus usou instrumentos falhos para exibir a Sua glória. Nada seria feito se Deus apenas usasse pessoas perfeitas – pois não existem!
Podes pensar que é melhor esconder as tuas fraquezas, mas Deus quer usá-las na tua vida. Porém, primeiro precisas de reconhecer e respeitar as tuas limitações. Depois, confia no poder de Deus e não no teu próprio poder para cumprires o Seu propósito para ti.
REFLEXÃO
- Tens tentado realizar mais na tua vida do que é humanamente possível? Qual tem sido o resultado físico e espiritual?
- De que forma viste Deus usar as tuas fraquezas para te ajudar a crescer espiritualmente e a te tornares mais semelhante a Ele?
- Onde te excedeste? Como podes reconhecer os teus limites e definires expectativas mais realistas no futuro?
- R.W.